Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > A TARDE ESG
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
11/07/2023 às 11:47 • Atualizada em 11/07/2023 às 20:17 - há XX semanas | Autor: Da Redação

ENERGIA RENOVÁVEL

China instala a maior turbina eólica do mundo

Com altura de prédio de 50 andares, equipamento pode suprir energia de cidade com 36 mil casas

Imagem ilustrativa da imagem China instala a maior turbina eólica do mundo
-

Uma turbina eólica de 16 megawatts (MW) está sendo instalada na costa sudeste da China. O equipamento, o maior do mundo, faz parte de um projeto ambicioso do governo chinês: o parque eólico offshore Zhangpu Liuao, da China Three Gorges Corporation (CTG). O custo total do projeto é de US$ 885 milhões (cerca de R$ 4,25 bilhões).

- Equipada com pás de 123 metros de comprimento, a turbina eólica tem 152 metros de altura, equivalente à altura de um prédio de 50 andares.

- Uma turbina de 16 megawatts (MW) é capaz de gerar 34,2 kilowatts-hora (kWh) de eletricidade por rotação, o que pode sustentar uma família de três pessoas por uma semana por rotação.

- Finalizada a instalação, ela poderá produzir mais de 66 gigawatts-hora (GWh) por ano, de acordo com a CTG, o suficiente para garantir energia para 36 mil residências durante um ano todo.

- O parque eólico no qual está sendo instalada será capaz de produzir cerca de 1,6 terawatts-hora (TWh) de eletricidade anualmente, o que economizaria cerca de 500 mil toneladas de carvão e reduziria as emissões em cerca de 1,36 milhão de toneladas por ano.

Tecnologia avançada

- O sistema de geração de energia eólica, responsável por converter a energia eólica capturada pelo rotor em eletricidade, é uma das partes mais críticas das turbinas eólicas offshore.

- Centenas de sensores cobrem a turbina eólica, juntamente com um radar a laser que pode detectar temperatura, umidade e velocidade do vento para monitorar o status operacional. Com o auxílio de sistemas inteligentes, ela pode ajustar automaticamente o ângulo e regular a potência em condições climáticas.

- A aplicação de sistemas digitais e inteligentes melhora a adaptabilidade ambiental da turbina eólica, tornando possível sua ampla aplicação na costa sudeste da China.

- A plataforma utilizada para o trabalho de instalação é conhecida como Baihetan, a quarta geração de plataforma de instalação de energia eólica offshore da China, com capacidade de elevação de duas mil toneladas.

- É uma das plataformas de instalação de energia eólica autopropulsadas e autoleváveis mais avançadas do país, capaz de operar em profundidades de até 70 metros debaixo d’água.

Turbinas eólicas flutuantes

A crescente demanda por fontes de energia mais limpas impulsiona a construção de parques eólicos em alto mar ao redor do mundo. Mais de 5 mil turbinas devem ser instaladas a cada ano até 2050 para limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius.

As turbinas eólicas flutuantes estão surgindo como uma solução promissora e as turbinas estão ficando cada vez maiores, permitindo que a eletricidade seja produzida a um custo mais baixo.

As pás do Hywind Scotland, o primeiro parque eólico flutuante comercial do mundo, por exemplo, alcançam 175 metros de altura acima da superfície do mar, um pouco mais alto do que o edifício Platina 220, prédio mais alto de São Paulo, com 172 metros de altura. Localizadas em águas profundas, essas grandes estruturas flutuantes devem suportar a pressão incansável do oceano, mantendo a estabilidade para garantir a geração contínua de energia.

Saiba mais sobre Energia Renovável

Veja mais em A TARDE ESG

Assuntos relacionados

A Tarde ESG energia renovável esg

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

A Tarde ESG energia renovável esg

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

A Tarde ESG energia renovável esg

Publicações Relacionadas

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA