A TARDE AGRO
Agro brasileiro é muito maior do que é reconhecido
Confira a coluna A TARDE Agro desta segunda-feira
Por José Luiz Tejon
Na plenária do 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), em São Paulo, apresentei as 12 conclusões da Pesquisa de Percepção do Agro Brasileiro na Europa: Alemanha, França, Reino Unido e República Tcheca.
O estudo foi conduzido pela consultora europeia OnStrategy, coordenação da Biomarketing, patrocínio da Serasa Experian e apoio da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) para identificar as percepções em três categorias: Cidadãos, Jornalistas e Distribuidores. Listo as 12 conclusões.
1: Realizamos o que os mercados e cidadãos do mundo desejam, mas falta inteligência estratégica de comunicação, vendas e planejamento estratégico. 2: Brasil é um gigante desconhecido. Da base de 590 mil fontes, 57% dizem não conhecer o agro brasileiro. Só 11,2% conhecem bem e, em Cidadãos, máximo 8,8%. Em Jornalistas, foram os franceses que demonstraram maior percentual: 31,1%.
3: A marca agro brasileiro tem percepção superior à marca Brasil: o setor traz mais visibilidade ao País que o País ao setor. 4: O nosso agro foca em commodity, com ausência de diferenciação. Não só dos terroir brasileiros, onde indicação geográfica e denominação de origem fazem parte, mas ainda nos sistemas inovadores da originação – Plano ABC, agro regenerativo, ILPF, bioinsumos, bioeconomia, bioenergia.
5: Prosperidade precisa vir com empregabilidade e cidadania. Há expectativa da opinião pública para que o agro abrace a todos: e o cooperativismo será de vital importância numa estratégia de comunicação. 6: Há um vácuo de lideranças credíveis, fortes e sustentáveis numa visão sistêmica.
7: São os Jornalistas os que mais buscam conhecer nosso agro. Jornalistas e mídias são os que influenciam o cidadão e criam a opinião pública. 8: Viva o Rei Café, ainda o maior destaque da percepção do agro brasileiro. 9: Não basta comunicar, precisaremos conquistar corações e mentes. Pesquisa revela forte importância da cidadania, carisma, valores humanos pelo alimento, energia, meio ambiente e social.
10: Marca Brasil e marca Agro do Brasil, um cordão umbilical precisa nos reunir. Em tabelas do estudo fica evidente a necessidade de conduzirmos – junto com a cadeia agroalimentar, energética e ambiental – as questões culturais, artísticas, educacionais, científicas e turísticas.
11: Somos resultado da ciência que trouxemos para o País e a tropicalizamos. Aprendemos a produzir em terras fracas. Não basta falar, precisamos provar. Será vital rastreabilidade, certificações, seminários, estudos de caso com a juventude mundial, colocar o jovem brasileiro conversando com o jovem do mundo e a mulher agro brasileira conversando com a mulher do planeta. 12: O desafio dos desafios, o desconhecimento do Brasil. A imagem brasileira será do tamanho do Brasil. E o Brasil será do tamanho da sua imagem. Aquela que temos o dever de construir.
Esta pesquisa é um ponto de partida. Há muito a ser feito, cadeia produtiva a cadeia produtiva, mas sem jamais esquecer do poder da percepção. As realidades do agro brasileiro são muito maiores do que suas percepções. Comunicação não é arte nem ciência é o dom da empatia com evolução: o capital afetivo que leva o ser humano do sonho à realização. Brasil, um sonho tropical em construção!
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