Dicas para reduzir consumo de combustível | A TARDE
Atarde > Autos

Dicas para reduzir consumo de combustível

Troca de óleo, alinhamento e balanceamento dos pneus, e até o modo de dirigir aumentam ou reduzem o consumo

Publicado quarta-feira, 16 de março de 2022 às 06:07 h | Autor: Núbia Cristina
É fundamental seguir todas as orientações que constam nos manuais de uso e manutenção dos fabricantes
É fundamental seguir todas as orientações que constam nos manuais de uso e manutenção dos fabricantes -

Com alta exponencial nos preços dos combustíveis, que agora tem relação direta com o aumento do petróleo em virtude da guerra entre Rússia e Ucrânia, reduzir o consumo deve estar entre as prioridades. Fazer as revisões programadas, ou trocar o óleo e os filtros do motor, pode ajudar nessa tarefa. Reunimos dicas de gestores de oficinas, que entendem de carro e de economia de combustível.

A primeira dica é troque o óleo do motor do seu carro. Se o prazo para isso está próximo de expirar, é melhor antecipar, isso porque os lubrificantes são derivados do petróleo e a alta do preço do barril vai encarecer o produto na reposição dos estoques atuais. É bom aproveitar para trocar os filtros do motor também. Isso porque o filtro de óleo deve ser substituído a cada troca de óleo e os filtros de ar do motor e de combustível novos garantem um perfeito funcionamento da admissão e da injeção do motor. 

“A troca do óleo e dos filtros é muito importante, porque lubrifica corretamente as partes internas do motor, para que ele trabalhe melhor. Se o motor trabalha pesado, há maior consumo de combustível. Se ele está funcionando de forma correta, ajuda a reduzir o consumo de combustível”, explica o gerente da Fiori Fiat Paralela, Wellington Nunes.

O chefe de oficina da Cresauto Veículos, Matheus Figueredo, explica que o óleo lubrificante do motor é composto por hidrocarbonetos, aditivos, detergentes e dispersantes. “Não serve apenas para lubrificar, tem outras funções, dentre as quais auxiliar na refrigeração do motor, proteção das superfícies internas contra oxidação e corrosão, proteção do sistema contra desgaste e lavagem dos componentes internos do motor. Ele pode se degradar pela quilometragem ou pelo tempo, portanto, é imprescindível sua substituição, de acordo com o manual de uso e manutenção do veículo”, alerta.

Por sua vez, o filtro de óleo retém as impurezas, como borras e fuligem. “O filtro sempre retém no seu interior um pouco do óleo, e caso não seja substituído ao colocar o óleo novo, ele vai gerar impurezas, diminuído assim o tempo de vida útil do óleo e comprometendo o sistema de lubrificação e as peças do motor. Não substituir o filtro durante as trocas de óleo é como tomar banho e utilizar a mesma roupa suja”, resume Figueredo.

Troca correta de óleo e filtros do motor reduz consumo
Troca correta de óleo e filtros do motor reduz consumo |  Foto: Felipe Iruatã | Agência A TARDE | 8.2.2021
 

Calibragem de pneus

Outra medida simples, mas muito importante, é calibrar os pneus de acordo com a especificação do fabricante. O pneu murcho faz o motor trabalhar forçado e pode aumentar o consumo em até 25%. “Quando o veículo trafega com a calibragem correta, especificada no manual, ele tem aderência adequada do pneu no asfalto, fazendo com que a rolagem seja correta; nem atrasa, nem adianta. Então isso gera economia de combustível e previne o desgaste dos pneus”, explica Wellington Nunes. 

O gerente explica que o alinhamento também é muito importante. “Quando o carro está desalinhado, uma roda tende a puxar para um lado e a outra pra outro, fazendo com que as rodas gerem atrito no asfalto, o que atrasa o veículo. Quando o carro está alinhado, se desloca melhor e com certeza gera menor consumo de combustível”, orienta Nunes.

Neste momento de altos preços de combustíveis é ainda mais importante fazer a manutenção preventiva e todas as revisões programadas. “É imprescindível fazer o check list de todos os itens: óleo, filtros do motor, velas de ignição etc., isso melhora a performance do motor e conseqüentemente reduz o consumo”, explica o supervisor de oficina da Hyundai Grande Coreia, Etenilson Moreira de Santana.

E ele dá uma dica diferenciada: “Fique atento ao abastecimento nos postos de combustíveis. Observe a rigidez no pedal do acelerador após abastecimento. Se há maior rigidez, ótimo, mas se estiver exigindo maior esforço para acelerar ou deslocar o veículo, que é o chamado ‘pé no lastro’, desconfie”.

A forma de dirigir também interfere no consumo de combustível, tanto em carros manuais quanto em veículos automáticos. “Nos carros manuais, a dica é passar as marchas corretamente, dentro das rotações recomendadas nos manuais de uso e manutenção, fornecidos pelo fabricante; não utilizar o ponto morto em declives (ladeiras), deixar em marcha, utilizar bastante a direção defensiva ao trafegar”, recomenda Matheus Figueredo, da Cresauto. Ele diz que também é bom evitar acelerações bruscas em situações desnecessárias, para reduzir o consumo. 

Nos carros automáticos, Fiqueredo recomenda escolher o modo de direção econômico. “Esse sistema distribui o torque e a potência para dar maior rendimento ao veículo, passando as marchas com rotações que privilegiam o baixo consumo, em detrimento da performance”, explica.  

Por fim, ele reúne algumas dicas de mecânica: “É fundamental seguir as orientações que constam nos manuais de uso e manutenção dos fabricantes. Utilizar sempre peças de qualidade, aprovadas pelos órgãos oficiais e normas técnicas. E abastecer em postos confiáveis, de marcas reconhecidas no mercado”. 

Dicas

 - Siga as orientações do manual do fabricante, para manutenção preventiva

- Faça a troca de óleo e dos filtros do motor, de acordo com a recomendação do manual

- Troque as velas de ignição, de acordo com o manual

- Calibre os pneus, segundo especificações do fabricante

- Faça alinhamento e balanceamento de pneus

- Abasteça em postos confiáveis

- Ao dirigir, passe as marchas corretamente

- Em carros automáticos, escolha o modo de direção econômico

Publicações relacionadas