Guerra pode agravar crise dos semicondutores | A TARDE
Atarde > Autos

Guerra pode agravar crise dos semicondutores

Anfavea revela que produção da indústria teve desempenho 21,7% inferior no primeiro bimestre de 2022

Publicado quarta-feira, 09 de março de 2022 às 06:05 h | Autor: Núbia Cristina
Produção da indústria automotiva brasileira teve desempenho 21,7% inferior no primeiro bimestre deste ano
Produção da indústria automotiva brasileira teve desempenho 21,7% inferior no primeiro bimestre deste ano -

A indústria automobilística brasileira registrou discreta melhoria no desempenho em fevereiro, de acordo com o balanço divulgado ontem, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A produção de 165,9 mil unidades cresceu 14,1% em relação a janeiro. No entanto, o primeiro bimestre de 2022 teve desempenho 21,7% inferior ao do mesmo período do ano passado. 

Na mesma tendência, a venda de veículos leves e pesados segue em queda, no comparativo com 2021. Os licenciamentos em fevereiro deste ano totalizaram 129,3 mil autoveículos, 2,2% a mais que em janeiro e 22,8% a menos que em fevereiro. 

Março começa com apreensão e análise de cenários, para entender os reflexos da guerra na Ucrânia sobre o preço de commodities como petróleo, gás natural, aço, alumínio, níquel, cobre, e o aumento dos custos na cadeia logística do setor.

Redução do IPI

O presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, elogiou a recente redução do Imposto para Produtos Industrializados (IPI), que para os automóveis e comerciais leves foi de 18,5%, com diferentes alíquotas, de acordo com as categorias (diferenciadas pela capacidade cúbica do motor, a cilindrada). 

“A redução do Custo Brasil, embora ainda tímida, é benéfica não só para o setor industrial, mas também para a geração de empregos, para os consumidores e para a sociedade como um todo", afirmou Luiz Carlos Moraes. 

Apesar da boa notícia da redução da carga tributária e a expectativa de que os fabricantes repassem esse benefício para o preço final dos carros, a Anfavea está apreensiva quanto aos reflexos da guerra na Ucrânia no setor. Moraes explica que ainda é cedo para falar em números, contabilizando os impactos. 

Mapeamento

Entretanto, a Anfavea fez um mapeamento de riscos: que começa pelo aumento do preço das commodities: petróleo, gás natural, aço, alumínio, níquel, cobre; passa pelo perigo do desabastecimento de semicondutores (Rússia e Ucrânia são grandes produtores globais de paládio e gás neônio, utilizados por fabricantes de chips); pelos desafios logísticos, a exemplo do congestionamento de portos, falta de contêineres, atrasos de navios e fretes pressionados – que já era um problema em 2021 e podem continuar em 2022 – além da alteração de rotas aéreas, que deve prejudicar também o mercado de transporte aéreo de cargas. 

Luiz Carlos Moraes destaca que, além das terríveis conseqüências humanitárias, a guerra traz riscos econômicos em todo o mundo. No Brasil, a certeza da pressão inflacionária, o aumento dos juros para conter a inflação, o que tem reflexos sobre o financiamento de veículos. “E efeitos negativos sobre a atividade econômica, principalmente no segundo semestre de 2022”. 

Guerra na Ucrânia

A indústria automotiva brasileira vê com “enorme perplexidade a injustificável invasão da Ucrânia pela Rússia”. “Em primeiro lugar, nos preocupa o aspecto humanitário, com tantas mortes, inclusive de civis, e uma legião de refugiados tentando chegar a países vizinhos, incluindo brasileiros. Ainda é cedo para avaliarmos os inevitáveis reflexos negativos sobre a economia global e sobre o fluxo da cadeia logística do nosso setor, mas estamos atentos e preparados para mitigar os danos e buscar alternativas em caso de falta de insumos ou componentes”, comenta Moraes. 

“O mundo, ainda vivendo sob uma pandemia que cobra tantas vidas e desorganiza a sociedade, pode sofrer novos e duros golpes caso esse conflito não seja resolvido com um cessar-fogo imediato e a volta da diplomacia”, declarou o presidente da Anfavea.

Ford lança  Ranger FX4 

A Ford lançou ontem a Ranger FX4 no mercado brasileiro, uma nova versão que pretende atender aos consumidores que desejam uma picape off-road, superesportiva, com os diferenciais de um modelo topo de linha. A FX4 estreia por R$ 288.990 e já começa a ser vendida nas concessionárias da marca. Equipada com o motor mais forte da linha, o Duratorq 3.2 turbodiesel com potência de 200 cv e torque de 47,9 kgfm, transmissão automática, direção elétrica, tração 4x4 e diferencial traseiro blocante.

Os itens de acabamento em preto brilhante, em especial na moldura da grade dianteira que exibe o nome do modelo, são diferenciais nesta versão. Além do santantônio exclusivo e alargadores de para-lamas. Os faróis full led também são um diferencial.  

Apostando em acessórios exclusivos, a Ranger FX4 oferece um snorkel desenhado para ela, que aumenta a margem de segurança na travessia de lâminas d’água – com profundidade de até 800 mm. Há também caixas organizadoras da caçamba com 42 litros e chave, muito úteis para transportar pequenos equipamentos e compras..

Para FX4 foi desenvolvido um novo pneu em parceria com a Pirelli, o Scorpion ATR aro 18. Criado para uso misto, on-road e off-road (com eles o preço sobe um pouco e chega a R$ 290.990). Há ainda a opção dos pneus aro 17” , que foram desenvolvidos para Ranger Storm e são voltados para condução fora de estrada. 

O conjunto de segurança inclui sete airbags, sistema AdvanceTrac com controle eletrônico de estabilidade e tração, controle anticapotamento e adaptativo de carga, assistente de partida em rampas, controle automático em descidas, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.

Entre os itens de conforto, estão ar-condicionado digital de dupla zona, banco do motorista com ajuste lombar e elétrico, sensor de chuva, painel com duas telas de LCD, central multimídia Sync com tela de 8 polegadas, acesso a Android Auto e Apple CarPlay e assistente de fechamento da tampa da caçamba.

No interior, os bancos são revestidos em couro com costuras vermelhas e o logo da versão destacado. As costuras estão presentes na manopla do câmbio e no volante, que também é de couro.

A FX4 conta com o sistema de conectividade FordPass Connect, com comandos e informações remotas do veículo pelo celular. Com ele é possível dar partida remota e climatizar a cabine, conferir a autonomia, o odômetro e pressão dos pneus, travar e destravar portas, receber alertas de alarme e de funcionamento etc.

Publicações relacionadas