AUTOS
Ka fica esperto com motor 1.5 Sigma
Por Roberto Nunes

A Ford fez barulho ao lançar a nova geração do Ka, modelo que começou a ser produzido no complexo industrial de Camaçari nas versões hatch e sedã. No visual, um carro totalmente novo, com direito a carroceria inédita de três volumes. Mas a grande novidade ficou escondido sob o capô do Ka hatch, que ganhou um moderno propulsor 1.0 flex, da família Ecoboost com tecnologia de três cilindros, para garantir maior eficiência energética e menores índices de poluição na atmosfera.
Três meses depois do lançamento em Trancoso, no sul da Bahia, a Ford apresentou o Ka hatch com o mesmo motor 1.5 Sigma do irmão compacto Ka+ (sedã) e do New Fiesta. Com exclusividade e em primeira mão, Classiautos andou em Salvador com o modelo de pacote topo da gama, a SEL.
A Ford oferece o modelo com as mesmas configurações do hatch 1.0 flex de três cilindros. São três versões de acabamento e a opção do câmbio manual de cinco marchas - SE (R$ 40.390), SE Plus (R$ 42.390) e a SEL Plus, com valor sugerido a partir de R$ 44.990.
Pacote cheio O segmento dos hatches compactos é um dos mais competitivos no mercado brasileiro. Há carros de entrada e há ainda os compactos mais equipados e de proposta mais arrojada. De antemão, todos brigam contra todos. No entanto, a Ford posiciona o Ka hatch - com os dois motores - no andar de cima para brigar com os rivais Hyundai HB20, Chevrolet Onix, Fiat Palio e, naturalmente, com o líder Volkswagen Gol.
O Ka SEL Plus com motor 1.5 Sigma testado pela equipe do Classiautos faz jus aos elogios dos clientes. Basta meter o pé no acelerador para perceber que o carrinho ficou mais esperto com o motor Sigma 1.5 16V Flex, 110/105 cv (etanol/gasolina). Seu torque máximo de 146 Nm serve e muito para mostrar que o Ka hatch ficou bem mais resolvido do que a versão 1.0, de três cilindros.
A Ford conseguiu soluções tecnológicos e mecânicas na nova família de compactos. O Ka hatch traz um motor feito com materiais em alumínio e dispensa o tanquinho da partida a frio com o sistema Ford easy start.
Todas as versões já possuem direção elétrica, mais leve e eficiente, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e chave tipo canivete com controle remoto, limpador e desembaçador traseiro. Na dúvida da passagem das marchas, basta verificar o indicador de troca no painel. O motorista pode ajustar a altura da direção e tem em mãos a abertura elétrica do porta-malas e o MyConnection com bluetooth e GPS. Há ainda os obrigatórios air bag duplo e freio ABS. Na versão intermediária, a Ford inclui ainda vidros elétricos traseiros, Sync com conectividade, volante multifuncional e vidros elétricos traseiros.
Se o Ka antigo era um hatch acanhado e transportava, no máximo, quatro pessoas, a Ford garante que o novo modelo é para cinco ocupantes - com direito a porta-malas de 257 litros.
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