Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > AUTOS
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

AUTOS

Provas de automobilismo que aconteceriam neste fim de semana foram adiadas

Por Lucia Camargo Nunes | De São Paulo

24/02/2021 - 6:06 h | Atualizada em 01/03/2021 - 13:54
Burnout: prova de velocidade para carros e motos | Foto: Divulgação
Burnout: prova de velocidade para carros e motos | Foto: Divulgação -

O automobilismo, entre tantas modalidades esportivas, foi amplamente afetado pela pandemia. Com campeonatos praticamente cancelados ou reduzidos em 2020, agora, que algumas modalidades começavam a retomar, ainda que sem público, foram surpreendidos. Organizadores, equipe, pilotos e staffs em geral lamentam a paralisação das atividades com uma nova determinação do Governo do Estado para o cancelamento de todos os eventos previstos para as próximas semanas.

“É com pesar que venho comunicar que nosso evento está suspenso. Temos todas as autorizações possíveis (Infraero, Anac, Seinfra, Agerba, Secretarias de Esporte e Saúde da Prefeitura de Feira de Santana), porém, o novo decreto do Governo do estado da Bahia suplanta qualquer autorização. É uma medida de caráter urgente para combater a proliferação da Covid-19. Estamos com o evento totalmente produzido e com todos os custos pagos”, informou Miguel Jacob, presidente da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB). “Não será um cancelamento total e sim uma suspensão para uma data futura, assim que a situação melhorar e houver liberação do Governo do Estado”, disse Jacob. “É um fato maior e que foge do nosso controle”, lamentou.

“É momento de desacelerar e conter a proliferação da Covid-19. Mesmo com todos os protocolos, todas as autorizações, nós chegamos a um momento muito crítico de proliferação do vírus. O decreto suspende os eventos até dia 28 e o nosso seria exatamente nesse dia”, declara Marcio Cavalcante, sócio e piloto da Burnout Brasil.

“É lógico que todo mundo fica um pouco triste em não realizar o evento agora, os pilotos, os patrocinadores, equipes, mas todo mundo compreende muito bem o fato, porque realmente o que mais importa nesse momento são as vidas humanas. O evento vai acontecer, não vai ser dia 28, não é um cancelamento, é uma suspensão. E em breve, quando tudo melhorar, vamos marcar novamente, com total segurança. Quando for possível, voltaremos acelerando com toda força!”, completa Cavalcante.

O funcionamento do Kartódromo Ayrton Senna estará suspenso até 10 de março, segundo Gibson Junior, do Marketing da Associação Bahiana de Karts (ABK). “Lamentamos o cancelamento da Copa Verão agora no dia 27. Definiremos uma nova data para este evento, uma vez que já temos troféus prontos, pilotos inscritos e uma expectativa criada. O Kartódromo estará fechado inicialmente até 10 de março e vamos torcer para que os índices abaixem o quanto antes. Reiteramos que estamos juntos com as autoridades de saúde na luta contra a Covid”, disse Junior.

2021 começava embalado

A partir desse mês de fevereiro, a Federação de Automobilismo da Bahia (FAB) recomeçou algumas provas, mas sem grande divulgação. No último final de semana, três pilotos fizeram uma apresentação de Drift no Bela Vista Shopping, com público limitado.

Jacob, da FAB, antecipa que o calendário de automobilismo na Bahia deverá contar, pela primeira vez, com uma prova de Hot Lap no circuito de kart este ano – prova em pista travada, onde cada carro corre por vez contra o relógio.

Outras provas também estão previstas, agora em calendário a ser determinado, como o Burnout Brasil e o Campeonato Baiano de Kart. O Burnout é uma prova de velocidade final em um trecho de meia milha (ou 804 metros) para carros e motos esportivos e superesportivos, e que entra nas competições em seu terceiro ano. A sétima prova, esperada para este domingo (28) será reprogramada.

Batendo recordes

“Ano passado já foi bem atípico, porque tivemos a primeira prova em janeiro e a segunda já foi no meio da pandemia. Foi desafiador, porque ela aconteceu durante a quarentena, logo depois que a Confederação Brasileira de Automobilismo lançou uma cartilha de orientações. Nossa prova acontece dentro do aeroporto de Feira de Santana e tivemos de buscar autorização com Infraero, Governo do Estado, Prefeitura, Secretaria de Saúde, então, o processo foi muito delicado, com distanciamento, disponibilização de máscara, álcool em gel, e medindo a temperatura na entrada”, explica Cavalcante, da Burnout Brasil.

Pela portaria do Governo, o evento esportivo não poderia passar de 100 pessoas nos momentos mais críticos da pandemia em 2020. Na terceira etapa do ano passado, o evento passou a ser permitido com 200 pessoas – contando todo o staff, como Corpo de Bombeiro, médico, ambulância, alimentação, chefe de pista e pilotos. Por causa disso, o evento transmitiu uma live em dezembro durante o dia todo, para o público poder acompanhar.

“Talvez a gente até faça outra prova, por tempo, de 400 metros, uma pista mais curta. A gente gosta muito do automobilismo, está na veia. Todos os sócios são competidores também e a gente quer muito participar e continuar promovendo esse tipo de evento, com todos os cuidados. Além do ambiente aberto, fazemos o briefing online (antes era numa sala) e os pilotos fazem o credenciamento sem sair do carro”, ressalta Cavalcante.

“Sentimos falta da plateia vibrando com a gente, naquele calor, a cada passada, a cada momento a cada recorde e com a live tentamos levar essa emoção para quem está em casa”, diz o sócio do Burnout Brasil.

Ainda assim, as provas estão crescendo e os recordes caindo. “Tivemos dois veículos que romperam a casa dos 300 km/h, isso é muito bom. Apesar de tudo, continuamos com nossos patrocinadores, como a BMW Haus, e teremos mais, como a SBI, Pró-Chip, Carpower, Lavamax e BDM. Essas empresas estão acreditando e não desistiram da gente”, completa Cavalcante, que convida o público a acompanhar a programação pelo Instagram: @burnout_brasil.

Kart tinha agenda cheia

O Campeonato Baiano de Kart estava com sua programação acertada para 2021, após a competição de 2020 ter sido paralisada e ocorrido apenas no segundo semestre. No próximo sábado, dia 27, a Copa Larco Verão Bahia estava prevista para ocorrer no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas.

“O kart só tem o contato nos boxes e tomamos todos os cuidados desde a volta. Com uso de máscaras, instalamos uma pia para lavagem constante das mãos e diversos dispensers de álcool em gel”, afirma Gibson Junior, da ABK.

Junior também promove o Kart Bela Vista, espaço indoor no shopping center de Salvador, que foi afetado pela pandemia. “Atrapalhou muito o negócio, porque mesmo com o retorno das atividades dos shoppings, o KBV só pode voltar alguns meses depois. E lá também teve toda uma adequação aos novos requisitos de higiene”, informa. O espaço promove competições e segue os horários conforme os decretos municipais durante a pandemia.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Burnout: prova de velocidade para carros e motos | Foto: Divulgação
Play

Ícone dos superesportivos, Porsche 911 Carrera chega a Salvador renovado

Burnout: prova de velocidade para carros e motos | Foto: Divulgação
Play

Explorer No. 1 da BYD desembarca no Brasil com mais de 5 mil carros

Burnout: prova de velocidade para carros e motos | Foto: Divulgação
Play

China mostra carro voador que pode ser guardado em outro carro; vídeo

Burnout: prova de velocidade para carros e motos | Foto: Divulgação
Play

CARDE: Museu une inovação, cultura e história automotiva brasileira

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA