Renegade ganha motor turboflex e mais desempenho off-road | A TARDE
Atarde > Autos

Renegade ganha motor turboflex e mais desempenho off-road

SUV mais vendido no Brasil, modelo da Jeep estreia em novo visual e motorização

Publicado quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022 às 06:04 h | Autor: Núbia Cristina
Renegade 2022 chega em quatro versões, com novo motor turbo flex T270 e maior capacidade off-road
Renegade 2022 chega em quatro versões, com novo motor turbo flex T270 e maior capacidade off-road -

A Jeep lança o Renegade 2022 com mudanças no visual, novo motor turbo flex T270, em quatro versões, partindo da versão Sport 1.3 Turbo 4X2, por R$ 123.990. SUV mais vendido no Brasil em 2021, com 73.913 unidades, e em janeiro deste ano (4.999 unidades), o Renegade segue com desempenho comercial surpreendente. Em apenas cinco horas após o lançamento, foram vendidas 5.012 unidades da linha 2022, ou seja, foram comercializados mais de mil carros por hora ou quase 17 carros por minuto.

As quatro versões são equipadas com o motor T270, que já equipa o Compass, e alcança 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol. Seu torque de 270 Nm (com qualquer combustível) está disponível desde 1.750 rpm. Com a mudança, a Jeep disse adeus aos motores 1.8 E.torQ flex (139 cv/19,3 kgfm)  e ao 2.0 Multijet turbodiesel (170 cv/35,7 kgfm), que acompanhavam o SUV desde o seu lançamento, em 2015. A novidade é a versão Série S, que estreia para completar o topo de gama.

O Novo Renegade tem câmbio automático de seis marchas nas versões com tração 4x2 e caixa automática de nove marchas nas com tração 4x4, com bloqueio de diferencial, permitindo que o consumidor escolha a melhor opção de acordo com seu uso. “O Renegade tem grande importância para a Jeep no Brasil, até por ter sido o primeiro a ser produzido na nossa fábrica de Goiana (PE). No entanto, um produto de sucesso também precisa evoluir e lançamos um Novo Jeep Renegade mais moderno, capaz e eficiente. Estamos felizes por esse resultado inicial”, comenta o diretor do Brand Jeep para a América Latina, Alexandre Aquino.

Desde o lançamento em 2015, foram vendidas mais de 380 mil unidades do Renegade. “O Brasil é o segundo maior mercado da Jeep no mundo em volume e o primeiro em market share, e a locomotiva de tudo isso é o Renegade”, explica o diretor de Operações Comerciais da Jeep para o Brasil, Everton Kurdejak. “Nosso ícone evoluiu porque, como tenho dito, a Jeep mexe em time que está ganhando, sim, para seguir na liderança e a decisão de mudança foi muito acertada”, completa.

O sócio da MRD Consulting, Flávio Padovan, lembra que a Ford inaugurou o segmento dos SUVs compactos no Brasil, lançando o EcoSport, em 2003. “Modelo descontinuado após a decisão da Ford de fechar todas as fábricas no Brasil, o EcoSport foi um sucesso, mas perdeu competitividade porque não teve atualização. Então a decisão da Jeep de atualizar o Renegade, que é líder de mercado, é inteligente. Ela protege seu espaço, o que a Ford não conseguiu fazer”. Ele lembra que o brasileiro ama SUV e esse é um nicho muito competitivo, com concorrentes do porte do Volkswagen T-Cross, Nissan Kicks, Honda HRV etc.

O valor da Versão de entrada: R$ 123.990
O valor da Versão de entrada: R$ 123.990 |  Foto: Divulgação
 

Mais off road

As versões 4x4 têm até cinco modos de condução, que ajustam os parâmetros do motor, câmbio e bloqueio de diferencial traseiro conforme o tipo de piso e desejo do motorista. São eles: Auto (Automático), Sport (Esportivo), Snow (Neve, recomendado para pisos muito escorregadios), Sand/Mud (Areia/Lama) e Rock (Pedra) - este último é exclusivo da versão Trailhawk. O pacote fora de estrada é complementado pelas funções 4WD Low, que prioriza as relações mais curtas do câmbio automático, 4WD Lock, que faz o bloqueio do diferencial traseiro, e o Hill Descent Control, capaz de manter automaticamente a velocidade do veículo mesmo em descidas íngremes.

Já as versões com tração dianteira do Novo Renegade têm de série o Jeep Traction Control +, sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas. Ele aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere o torque para outra que esteja em contato com o piso. 

Design

Os faróis circulares do Renegade agora são Full LED em todas as versões, com luz de direção integrada. O para-choque frontal, também em LED, ficou mais robusto. Na lateral, as novas rodas de liga-leve têm de 17” a 19”, com desenho atrelado à proposta de cada versão. Há opção de sete cores, três novas: granite crystal, cinza sting e a marcante punk’n orange, exclusiva da versão Trailhawk. E ainda branco polar, prata billet, azul jazz e preto carbon. Todas as versões serão equipadas com itens de segurança e auxílio à condução. Destaque para a frenagem autônoma de emergência (AEB).


Confira os preços e as versões

Novo Jeep Renegade Sport T270 Turbo Flex AT6 - R$ 123.990

A versão Sport vem de fábrica agora com seis airbags, controle de estabilidade e tração, Traction Control +, modo Sport, faróis Full LED, frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga, leitor automático de placas, três conectores USB (sendo um do tipo C), rodas de liga-leve de 17”, start-stop e bancos com forração exclusiva. Além disso, traz câmbio automático de seis marchas, freio de estacionamento eletrônico, quadro de instrumentos com tela de TFT customizável, ar-condicionado, sistema multimídia de 7” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, piloto automático e limitador de velocidade ajustável, Como opcional, é possível incluir o Pack Exclusive, composto por rodas de 18” e bancos em couro. 

Novo Jeep Renegade Longitude T270 Turbo Flex AT6 - R$ 138.990

A versão Longitude inclui todos os itens da Sport e ainda borboletas para trocas de marcha no volante, sistema multimídia de 8,4” também com Android Auto e Apple Carplay sem fio, faróis de neblina em LED, quadro de instrumentos Full Digital com tela de 7” e carregador de celular sem fio. E ainda ar-condicionado automático digital de duas zonas e rodas de liga-leve de 18” e bancos em couro em preto. Como opcional banco em couro na cor marrom.

Novo Jeep Renegade S T270 Turbo Flex AT9 4x4 - R$ 163.290

Versão inédita para a gama do Renegade com  câmbio automático de nove marchas; tem todos os equipamentos do Longitude e agrega ainda tração 4x4 com bloqueio eletrônico de diferencial, seletor de terreno com quatro configurações, modo 4x4 Low, controle eletrônico de descida Hill Descent Control e sete airbags (incluindo um para o joelho do motorista). Tem também bancos em couro, abertura/fechamento do veículo e partida do motor sem chave, rodas de 19” de liga-leve, comutação automática do farol alto, assistente de estacionamento automático Park Assist, detector de tráfego traseiro e monitor de veículos no ponto cego.  Como opcional, é possível o cliente optar por teto solar elétrico panorâmico.

Novo Jeep Renegade Trailhawk T270 Turbo Flex AT9 4x4 - R$ 163.290

A versão Trailhawk soma os itens da S e possui visual exclusivo, com rodas de 17” de liga-leve, pneus de uso misto exclusivos da versão e suspensão elevada, além de proteções off-road para cardan, câmbio e tanque de combustível, e o selo Trail Rated, que assegura sua aptidão para as trilhas mais exigentes. O quadro de instrumentos digital de 7” tem uma animação exclusiva, enquanto a cabine usa bancos em couro com costura vermelha, mesmo tom dos acabamentos dos alto-falantes e saídas de ar-condicionado laterais. O seletor com cinco modos de condução inclui a exclusiva configuração Rock (pedra), ideal para encarar grandes obstáculos, algo possível graças aos ângulos off-road extremos: são 30º de ataque, 22º de rampa e 32º de ângulo de saída. Ainda é possível adquirir como opcional teto solar elétrico panorâmico.

Publicações relacionadas