AUTOS
Stellantis lança Peugeot e-Expert e Citroën Ë-Jumpy
Por Núbia Cristina
![Ë-Jumpy: capacidade de carga de até 1 tonelada, volume de 6,1 m² | Fotos: Divulgação](https://cdn.atarde.com.br/img/2021/11/1200x720/ejumpy_20211130222921534-ScaleDownProportional.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.atarde.com.br%2Fimg%2F2021%2F11%2Fejumpy_20211130222921534.jpg%3Fxid%3D4963747%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1737210467&xid=4963747)
Turbinadas pelo crescimento do e-commerce em todo o Brasil, as empresas que entregam produtos aos consumidores finais têm buscado soluções sustentáveis para a modernização de frota e redução de custos. De olho nessa demanda, a Stellantis lança os utilitários elétricos Peugeot e-Expert e o Citroën Ë-Jumpy.
O comércio eletrônico no País deve crescer 26%, em 2021, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões, segundo a Ebit|Nielsen. A pandemia acelerou o avanço do e-commerce, que hoje conta com 68 milhões de compradores, e não para de avançar. Toda essa mudança tem criado oportunidades no segmento de veículos comerciais.
Importados da França, o Peugeot e-Expert e o Citroën Ë-Jumpy foram construídos sobre a mesma plataforma, a EMP2. O preço de tabela também é o mesmo: R$ 329,9 mil, mais do que o dobro das versões a diesel dos dois modelos vendidas no País – preço da tabela Fipe: R$ 140, 7 mil e R$ 140,6 mil, respectivamente. Entretanto, o custo de manutenção dos utilitários elétricos é cerca de 60% menor, segundo a Stellantis.
![Imagem ilustrativa da imagem Stellantis lança Peugeot e-Expert e Citroën Ë-Jumpy](https://cdn.atarde.com.br/img/2021/11/724x0/750_20211130222850342_veiculos-stellantis-peugeot-eexpert-citroen-ejumpy-utilitarios-eletricos-1.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.atarde.com.br%2Fimg%2F2021%2F11%2F750_20211130222850342_veiculos-stellantis-peugeot-eexpert-citroen-ejumpy-utilitarios-eletricos.jpg%3Fxid%3D4963749&xid=4963749)
Frota verde
Segundo o presidente da Stellantis para a América Latina, Antonio Filosa, os utilitários elétricos podem atender às necessidades de empresas que entregam produtos para os consumidores finais, de qualquer porte ou tamanho. Ele destaca que a eletrificação da frota tem sido a alternativa para as organizações preocupadas com a preservação do meio ambiente e a redução das emissões. Na live de lançamento dos utilitários elétricos, esta semana, ele afirmou que ao menos de 10% das empresas de logística no Brasil já têm investimentos em soluções ambientalmente corretas.
A capacidade de carga Peugeot e-Expert e do Ë-Jumpy é de até 1 tonelada, com volume de carga de 6,1 m². O conjunto de baterias com capacidade para 75 kWh ficam sob o assoalho e não roubam espaço na área de carga.
As baterias entregam 100 KWh de potência no motor elétrico, o que equivale a 136 cv de potência, com torque instantâneo de 260 Nm e autonomia que pode chegar a 330 quilômetros em área urbana. A carga completa dessas baterias leva 7h30min em rede trifásica de 11 kW. Uma carga rápida de 100 kW completa 80% de carga em apenas 45 minutos.
Eletropostos
Em termos de soluções de carregamento, existe uma cadeia de recursos por meio empresas parceiras. A WEG, uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, oferece soluções de recarga e consultoria customizada para os clientes profissionais. Para ter acesso a rede de eletropostos, o cliente contará com suporte da plataforma CART, do Grupo Stellantis. Essa tecnologia de mapeamento dos pontos de recarga é fruto de outra parceria firmada pela com a Tupinambá, principal startup de infraestrutura de eletromobilidade nacional.
A partir de fevereiro do ano que vem toda a rede de concessionários estará preparada para receber os veículos comerciais elétricos das marcas Peugeot e Citroën. Hoje, apenas duas lojas, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo, estão prontas para realizar serviços de manutenção e venda de componentes dos elétricos.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes