Stellantis lança Peugeot e-Expert e Citroën Ë-Jumpy

Publicado quarta-feira, 01 de dezembro de 2021 às 06:07 h | Atualizado em 30/11/2021, 22:30 | Autor: Núbia Cristina

Turbinadas pelo crescimento do e-commerce em todo o Brasil, as empresas que entregam produtos aos consumidores finais têm buscado soluções sustentáveis para a modernização de frota e redução de custos. De olho nessa demanda, a Stellantis lança os utilitários elétricos Peugeot e-Expert e o Citroën Ë-Jumpy.

O comércio eletrônico no País deve crescer 26%, em 2021, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões, segundo a Ebit|Nielsen. A pandemia acelerou o avanço do e-commerce, que hoje conta com 68 milhões de compradores, e não para de avançar. Toda essa mudança tem criado oportunidades no segmento de veículos comerciais.

Importados da França, o Peugeot e-Expert e o Citroën Ë-Jumpy foram construídos sobre a mesma plataforma, a EMP2. O preço de tabela também é o mesmo: R$ 329,9 mil, mais do que o dobro das versões a diesel dos dois modelos vendidas no País – preço da tabela Fipe: R$ 140, 7 mil e R$ 140,6 mil, respectivamente. Entretanto, o custo de manutenção dos utilitários elétricos é cerca de 60% menor, segundo a Stellantis.

Imagem ilustrativa da imagem Stellantis lança Peugeot e-Expert e Citroën Ë-Jumpy
Há oferta de três confortáveis lugares na cabine do Ë-Jumpy

Frota verde

Segundo o presidente da Stellantis para a América Latina, Antonio Filosa, os utilitários elétricos podem atender às necessidades de empresas que entregam produtos para os consumidores finais, de qualquer porte ou tamanho. Ele destaca que a eletrificação da frota tem sido a alternativa para as organizações preocupadas com a preservação do meio ambiente e a redução das emissões. Na live de lançamento dos utilitários elétricos, esta semana, ele afirmou que ao menos de 10% das empresas de logística no Brasil já têm investimentos em soluções ambientalmente corretas.

A capacidade de carga Peugeot e-Expert e do Ë-Jumpy é de até 1 tonelada, com volume de carga de 6,1 m². O conjunto de baterias com capacidade para 75 kWh ficam sob o assoalho e não roubam espaço na área de carga.

As baterias entregam 100 KWh de potência no motor elétrico, o que equivale a 136 cv de potência, com torque instantâneo de 260 Nm e autonomia que pode chegar a 330 quilômetros em área urbana. A carga completa dessas baterias leva 7h30min em rede trifásica de 11 kW. Uma carga rápida de 100 kW completa 80% de carga em apenas 45 minutos.

Eletropostos

Em termos de soluções de carregamento, existe uma cadeia de recursos por meio empresas parceiras. A WEG, uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, oferece soluções de recarga e consultoria customizada para os clientes profissionais. Para ter acesso a rede de eletropostos, o cliente contará com suporte da plataforma CART, do Grupo Stellantis. Essa tecnologia de mapeamento dos pontos de recarga é fruto de outra parceria firmada pela com a Tupinambá, principal startup de infraestrutura de eletromobilidade nacional.

A partir de fevereiro do ano que vem toda a rede de concessionários estará preparada para receber os veículos comerciais elétricos das marcas Peugeot e Citroën. Hoje, apenas duas lojas, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo, estão prontas para realizar serviços de manutenção e venda de componentes dos elétricos.

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