Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BAHIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
31/10/2023 às 20:44 • Atualizada em 31/10/2023 às 22:45 - há XX semanas | Autor: Yumi Kuwano* e Redação

2023-2027

Autoridades políticas marcam presença na posse de Ricardo Alban na CNI

Baiano assume a presidência da maior representação da indústria brasileira

Principais autoridades políticas  do país participam da posse de Ricardo Alban na CNI
Principais autoridades políticas do país participam da posse de Ricardo Alban na CNI -

A cerimônia de posse do empresário baiano Ricardo Alban, que assume a presidência da Confederação Nacional da Indústria (CNI), acontece na noite desta terça-feira, 31, em Brasília, conta com a presença de dos principais nomes da política baiana e nacional, a exemplo do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), do presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira (PP) e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB).

A cerimônia teve início com a execução do hino nacional brasileiro para os presentes. No palco, ao lado das autoridades políticas, Ricardo Alban, que foi eleito em 3 de maio deste ano, em votação unânime, vai assumir a gestão da maior representação da indústria brasileira para o período de 2023-2027.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) falou sobre a expectativa da gestão de Ricardo Alban. "É uma felicidade ver um baiano na presidência da Confederação Nacional da Indústria. A expectativa, com a nova diretoria, é de fortalecimento da nossa indústria brasileira, para gerar mais empregos e mais renda, e podermos exportar mais e melhorar nosso PIB", destacou o governador.

Alban, que é o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), desde 2014, substitui o empresário mineiro Robson Braga de Andrade, que comandava a CNI desde novembro de 2010. Ele fez a defesa do movimento de neoindustrialização, durante o discurso de posse na noite desta terça-feira, 31.

“A orientação do nosso trabalho vai ser com foco total nos eixos da neoindustrialização, com visão sobre o que devemos fazer e o que não devemos fazer para aproveitar as grandes oportunidades. Seremos incansáveis na busca de entregas para a indústria no Brasil. Este será o nosso objetivo maior”, ressaltou.

Biografia

Ricardo Alban, de 63 anos, presidiu a FIEB por 9 anos e foi presidente do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB), desde 2018. Ele é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Bahia. O novo presidente da CNI trabalhou no Citibank no início dos anos 1980 e, desde 1987, é sócio-diretor da Biscoitos Tupy, tradicional fábrica de alimentos baiana fundada por sua família.

Sob a liderança de Ricardo Alban, a FIEB publica balanços auditados nos grandes jornais, e órgãos de controles nacionais como CGU e TCU analisam seus editais, relacionados com o setor industrial no estado.

A inovação foi outro vetor que ganhou destaque na gestão de Alban à frente da FIEB, com iniciativas voltadas ao incentivo à pesquisa e desenvolvimento (P&D), e energia limpa. A FIEB contribuiu para criar na Bahia um hub para a nova indústria, baseada em inovação, P&D e energia limpa, por meio do SENAI Cimatec, Cimatec Park e ações com a adesão ao Pacto Global. Nesse contexto, destaca-se o Cimatec Park, inaugurado em 2019 numa área de 4 milhões de m² no polo industrial de Camaçari, com investimentos de cerca de R$ 100 milhões.


Ao longo de sua trajetória profissional, Alban dedicou-se a promover a indústria por meio de participação ativa em entidades empresariais e de desenvolvimento regional. Ele é vice-presidente da CNI (2018/2023); vice-presidente da Associação Nacional da Indústria de Biscoitos; presidente do Sindicato da Indústria do Trigo, Milho, Mandioca, Massas Alimentícias e de Biscoitos do Estado da Bahia; membro do Conselho Nacional do SESI; membro da Associação Nordeste Forte; membro titular do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT); membro do Conselho de Administração da Renova, do Conselho de Administração da Cetrel e do Conselho Consultivo Agro da Unigel.

*Repórter está em Brasília fazendo a cobertura da posse de Ricardo Alban na CNI

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Principais autoridades políticas  do país participam da posse de Ricardo Alban na CNI
Play

Empresário é condenado após incendiar homem em situação de rua na BA

Principais autoridades políticas  do país participam da posse de Ricardo Alban na CNI
Play

Funcionário esfaqueia colegas durante horário de almoço em Jequié

Principais autoridades políticas  do país participam da posse de Ricardo Alban na CNI
Play

Especialista em explosivos de 'duas identidades' é ligado ao CV; veja

Principais autoridades políticas  do país participam da posse de Ricardo Alban na CNI
Play

Polícia Civil descobre 'bunker' do BDM em Lauro de Freitas

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA