Bahia ocupa 3º lugar em lista de estados com melhores praias do Brasil | A TARDE
Atarde > Bahia

Bahia ocupa 3º lugar em lista de estados com melhores praias do Brasil

Levantamento teve participação de mais de mil entrevistados de diversas regiões do país

Publicado quinta-feira, 15 de dezembro de 2022 às 13:22 h | Atualizado em 15/12/2022, 13:46 | Autor: Da Redação
Bahia figura top 5 de melhores praias no país
Bahia figura top 5 de melhores praias no país -

Destino de turistas de todo o mundo, a Bahia é conhecida pelas suas belezas naturais. Entre os lugares mais visitados estão as praias, que ocupam o terceiro lugar das melhores do Brasil, conforme uma pesquisa da Booking.com. O levantamento recente contou com a participação de 1.206 entrevistados de diversas regiões do país.

Além da Bahia, o nordeste também foi representado pelo Ceará e Pernambuco, na segunda e quarta colocação, respectivamente. O primeiro lugar foi ocupado pelo Rio de Janeiro. Já o quinto lugar ficou com o estado de Santa Catarina.

A pesquisa também revelou as preferências de viajantes de cada região do país e o Rio de Janeiro foi o único estado presente em todos os rankings regionais. O estudo da plataforma ainda mostrou que um a cada três brasileiros viaja para a praia pelo menos uma vez a cada três meses – o que daria uma média de quatro visitas ao litoral no ano para esses turistas. Já para aqueles que moram em cidades litorâneas, a frequência de visita de mais da metade deles é de, pelo menos, uma vez por semana de frente para o mar.

O levantamento ainda observou as diferenças entre gerações. As pessoas acima de 55 anos que moram na costa são aquelas que mais frequentam a praia toda semana, representando sete em cada 10 respondentes nessa faixa etária. Em relação às companhias de viagem, os Millennials (pessoas nascidas entre 1981 e 1995) viajam mais ao litoral em casal, enquanto os mais jovens, da Geração Z (nascidos entre 1996 e 2010), preferem pegar uma praia com os amigos.

Quando o assunto é a escolha pelo destino final, o principal fator apontado como decisivo é o preço (87%). Em seguida, os amantes das praias revelam que infraestrutura (69%), distância (62%), opções de gastronomia (55%) e atividades aquáticas (41%) são outros critérios que influenciam na decisão.

A hospedagem nas cidades praianas também foi abordada na pesquisa. As pousadas são as preferidas dos participantes (58%). O segundo tipo de acomodação mais escolhido são os hotéis (39%) e o top 5 ainda inclui casas de temporada (37%), resorts all-inclusive (20%) e apartamentos (15%). Em termos de facilidades oferecidas pelas acomodações, ter café da manhã incluído no preço da hospedagem é fator decisivo para 78% dos viajantes. A distância da acomodação até a praia também se destaca como um diferencial para três em cada quatro entrevistados (75%).

O deslocamento entre o local onde moram e a cidade onde passarão uns dias foi a última questão levantada. O trajeto é feito de carro particular por dois em cada três brasileiros (66%) que responderam à pesquisa – quando comparada às outras regiões, os residentes da região sul são os que mais utilizam esse meio de transporte (85%). Entre as outras modalidades, o avião é tido como a melhor opção por 29% dos turistas, seguido de ônibus (22%) e carros alugados (18%).

Publicações relacionadas