Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

DIA DO MÉDICO

A medicina e os desafios na descoberta e tratamento do câncer

São quase 600 mil pessoas no Brasil que, por ano, desenvolvem câncer

Por Adriana Planzo

18/10/2023 - 0:00 h | Atualizada em 18/10/2023 - 11:07
Martagão Gesteira é uma das unidades que faz parte do Desenho Regional da Rede de Atenção ao paciente com câncer na Bahia
Martagão Gesteira é uma das unidades que faz parte do Desenho Regional da Rede de Atenção ao paciente com câncer na Bahia -

Eles têm a responsabilidade de serem a voz da esperança e o abraço da cura, por eles passam pessoas de todas as classes sociais e crenças. Não importa a especialidade, seja pediatra, ginecologista, oncologista ou clínico geral, os médicos, são instrumentos da saúde, da compaixão e do cuidado.

Nesta quarta-feira, 18, é celebrado o dia do médico. A data é uma homenagem a São Lucas, padroeiro dos profissionais. O santo nasceu em Antioquia (cidade localizada no sudeste da Turquia), numa família pagã e converteu-se ao cristianismo. Era médico e curou muitas pessoas nos locais por onde passou.

Entre os inúmeros desafios da profissão, estão o da prevenção e o do tratamento precoce contra o câncer. Doença que ainda apresenta um impacto profundo para a saúde global e, que de acordo com Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS), acomete quase 600 mil pessoas no Brasil, por ano.

A médica oncologista do Núcleo de Oncologia da Bahia, NOB, e primeira brasileira a compor o time global da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, Clarissa Mathias, destaca que o diagnóstico precoce ainda é a medida fundamental para evitar complicações e ampliar as chances de cura da doença. “Na verdade, o câncer pode ser curado se diagnosticado precocemente. Para muitos tipos da doença, a identificação do perfil molecular é extremamente importante, bem como a individualização do tratamento”, completa.

Outro desafio e de fundamental importância diz respeito ao acesso a tratamentos igualitários aos serviços de saúde. Apesar dos avanços, muitos pacientes ainda enfrentam dificuldades para obter diagnóstico precoce, tratamentos especializados e medicamentos inovadores.

Clarissa Mathias, destaca que o diagnóstico precoce ainda é a medida fundamental para evitar complicações e ampliar as chances de cura da doença.
Clarissa Mathias, destaca que o diagnóstico precoce ainda é a medida fundamental para evitar complicações e ampliar as chances de cura da doença. | Foto: Divulgação: Miro

A especialista chama atenção para a preocupação com novos hábitos de vida e cuidados alimentares e explica que na maioria dos casos, os tumores não têm relação com fatores genéticos. “A exemplo, o câncer de mama. Apenas 10% dos casos são de origem genética. Em sua grande maioria os casos têm ligação com fatores como: utilização do cigarro, bebida em excesso, alimentação não controlada, excesso de peso e falta de atividade física”, conclui.

Ação NOB outubro rosa

Com 73.610 novos casos previstos para 2023 pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais incidente nas mulheres brasileiras (depois do de pele não melanoma). Na Bahia, o Instituto estima 4230 novos casos da doença este ano.

Em homenagem ao mês de conscientização para prevenção do câncer de mama, o NOB Oncoclínicas promove, no dia 26 de outubro, evento no formato de Talk Show com o tema “Vida após o Câncer: ampliando os olhares sobre o Outubro Rosa”.

O evento será realizado no auditório da clínica, em Ondina, contará com a participação de ativistas oncológicas, é aberto ao público e as vagas são limitadas. Os interessados em participar devem fazer a inscrição prévia através do site.

Principais tipos de câncer

Câncer é um termo genérico para um grande grupo de doenças que pode afetar qualquer parte do corpo. Uma característica que define a doença é a rápida criação de células anormais que crescem além de seus limites habituais e podem invadir partes adjacentes do corpo e se espalhar para outros órgãos, processo referido como metástase que é a principal causa de morte por câncer.

Os tipos mais comuns são:

* pulmão (2,09 milhões de casos)

* mama (2,09 milhões de casos)

* colorretal (1,8 milhão de casos)

* próstata (1,28 milhão de casos)

* câncer de pele não-melanoma (1,04 milhão de casos)

* estômago (1,03 milhão de casos)

As causas mais comuns de morte por câncer são:

* pulmão (1,76 milhão de mortes)

* colorretal (862 mil mortes)

* estômago (783 mil mortes)

* fígado (782 mil mortes)

* mama (627 mil mortes)

Plano Estadual de Atenção ao Câncer

Em 2016, o Plano Estadual de Atenção ao Câncer foi aprovado pelo Ministério da Saúde, sendo atualmente o norteador das ações voltadas ao enfrentamento do câncer, onde consta o Desenho Regional da Rede de Atenção ao paciente com câncer.

No início do mês de outubro, a Secretaria de Saúde do Estado, Sesab, inaugurou em Jequié, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia.

Confira abaixo rede de atendimento oncológico na Bahia:

*Hospital Martagão Gesteira

*Hospital Estadual da Criança

*Hospital Dom Pedro de Alcântara

*Hospital Santa Izabel

*Hospital Maternidade Luiz Argolo

*Hospital Calixto Midlej Filho

*Hospital São José / Maternidade Santa Helena

*Hospital Manoel Novaes

*Hospital Geral de Vitória da Conquista

*Hospital Regional de Juazeiro

*Hospital Municipal de Teixeira de Freitas

*Hospital Geral Roberto Santos / CICAN

*Hospital SAMUR

*Hospital do Oeste

*Hospital Estadual da Mulher

*Hospital Municipal de Caetité

*

Hospital Regional Dr. Mario Dourado Sobrinho

Perspectivas futuras

Apesar desses desafios, há perspectivas promissoras para o tratamento do câncer no Brasil. O país possui uma comunidade científica ativa e talentosa, que tem contribuído para avanços significativos na área oncológica. Além disso, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem investido cada vez mais em oncologia, ampliando a oferta de serviços e tratamentos em todo o país.

A telemedicina também tem se mostrado uma ferramenta eficaz para levar especialistas a regiões remotas e facilitar o acesso aos cuidados. Além disso, a implementação de programas de rastreamento e prevenção mais abrangentes pode ajudar a detectar o câncer em estágios iniciais, aumentando as chances de cura.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Martagão Gesteira é uma das unidades que faz parte do Desenho Regional da Rede de Atenção ao paciente com câncer na Bahia
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Martagão Gesteira é uma das unidades que faz parte do Desenho Regional da Rede de Atenção ao paciente com câncer na Bahia
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Martagão Gesteira é uma das unidades que faz parte do Desenho Regional da Rede de Atenção ao paciente com câncer na Bahia
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Martagão Gesteira é uma das unidades que faz parte do Desenho Regional da Rede de Atenção ao paciente com câncer na Bahia
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x