SALVADOR
Agência Mural lança projeto piloto em parceria com Grupo A TARDE
O jornalismo sobre as comunidades periféricas de Salvador acaba de ser fortalecido pela parceria do Grupo A TARDE com a Agência Mural de Jornalismo das Periferias, que completa dez anos nesta terça-feira, 24. A iniciativa integra o primeiro projeto piloto da Mural fora de São Paulo.
Por meio da parceria serão produzidos conteúdos que visam a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da capital, em geral relacionados a questões de segurança pública. As reportagens especiais, produzidas por seis correspondentes da Mural de diferentes bairros, serão publicadas no portal A TARDE e nos jornais A TARDE e Massa!, às terças e sextas-feiras.
"Diante da ideia de quebrar estereótipos sobre as periferias da cidade, a gente não escreve sobre violência ou assistencialismo, pautas que são recorrentes nas notícias feitas sobre estas áreas. A ideia é seguir dando visibilidade para as periferias, a exemplo do que fazemos em São Paulo, com a atenção especial para as histórias que mostram os personagens e as identidades destes lugares.", explica Cíntia Gomes, jornalista, cofundadora e diretora institucional da Mural.
Contribuição
A diretora ainda acrescenta que o trabalho feito pela agência, que começou em 2010 com a criação de um blog chamado Mural, com o apoio da Folha de São Paulo, tem no histórico conteúdos feitos em parcerias com veículos como a TV Band de São Paulo e a rádio CBN. Hoje, a Mural tem 70 correspondentes, cobrindo 32 distritos e 15 municípios da Grande São Paulo. Para o projeto piloto em Salvador, feito em cooperação com A TARDE, a agência treinou e selecionou seis correspondentes de diferentes bairros.
"O jornalismo local pode contribuir muito para jornais como A TARDE, pois auxilia no processo de quebra de pautas mais concentradas no centro das cidades, onde estão localizadas a maioria das redações dos grandes jornais. O correspondente da Mural é estimulado a olhar o seu bairro e pensar o que pode ser contado por outra perspectiva", diz Cleber Arruda, cofundador e editor de parcerias da Mural.
Para a diretora dos jornais A TARDE e Massa!, Mariana Carneiro, a iniciativa vem enriquecer o conteúdo dos dois impressos por meio do incentivo à pluralidade de olhares sobre as questões que são importantes para as comunidades. E por meio dos portais A TARDE e Massa! o conteúdo ganhará mais visibilidade e futuramente poderá ser ampliado com produções de material digital, como prevê a diretora Caroline Gois.
Expectativa
A muralista (como são chamados os correspondentes da Agência Mural) Gabrielle Guido é responsável pelas pautas que envolvem as comunidades periféricas de Itapuã. Para ela, o projeto explora outras potências do bairro, que vão além do "passar uma tarde em Itapuã", entoado por Toquinho na canção de 1993 feita em parceria com Vinicius de Moraes.
"Quando não se fala apenas em violência ou assistencialismo, uma porta é aberta para todas as possibilidades e histórias que existem nos bairros de Salvador. E quando a gente fala do local onde reside, onde conhecemos a realidade, a conexão deixa a gente confortável para contar boas histórias, falar sobre personalidades, questões ambientais, além de outras coisas que precisam ser mostradas em Itapuã", diz Gabrielle, que é fotógrafa e produtora cultural.
Para Moisés Neuma, morador e muralista do bairro do Engenho Velho de Brotas, o jornalismo local é importante para aproximação com a democracia. "É a pessoa falando do seu bairro, contanto também parte da sua história. Por meio da parceria com A TARDE, vamos interagir de forma ainda mais próxima com os bairros e periferias de Salvador, derrubando barreiras e contribuindo com o jornalismo que cobre as periferias das cidades", conta.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro