ANIVERSÁRIO DE SALVADOR
Trabalho em encostas mobiliza gestores
Por Da Redação
Com um histórico de tragédias que ceifaram diversas vidas de habitantes da cidade, por conta de deslizamentos de terra em períodos chuvosos, a capital baiana tem sido alvo nos últimos meses de diversas intervenções municipais e estaduais para prevenir este tipo de ocorrência.
Um exemplo é a entrega de um obra de contenção de encostas, programada para ser entregue, nesta terça-feira, 29, às 8h30, pelo governador Rui Costa, no bairro da Palestina.
De acordo com estimativa do governo estadual, a intervenção deverá beneficiar mais de três mil pessoas que moram em áreas de risco na região próxima á rodovia BR-324.
Executada pelo governo do estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), a obra é a 19ª concluída pelo Programa de Contenção de Encostas em Setores de Risco Alto e Muito Alto em Salvador, que prevê o investimento total de R$ 25 milhões.
Codesal
Já a Coordenação de Defesa Civil de Salvador (Codesal) divulgou, nesta segunda, 28, que o órgão realiza o monitoramento diário do tempo com um meteorologista que atua na sede da Av. Bonocô.
O órgão pede que a população fique atenta e, caso perceba qualquer sinal de problemas, como rachadura nos imóveis, inclinação de postes e árvores, ou escorregamento de terra, a orientação é entrar em contato o quanto antes por meio do telefone gratuito 199.
"É bem fundamental que o contato conosco seja feito o quanto antes, caso perceba alguma situação dessas para que possamos encaminhar um engenheiro até o local. Ele vai fazer a avaliação da área e orientar os moradores", explicou o diretor-geral da Codesal, Alvaro da Silveira Filho.
Lonas
A Codesal também informou que permanece com o serviço de liberação de lonas para evitar possíveis deslizamentos de terra.
Interessados em receber este material devem entrar em contato com o órgão e solicitar uma vistoria. A partir daí, técnicos do órgão avaliarão o local para fazer a constatação da real necessidade do plástico.
Caso a área seja muito íngreme, o material é colocado por profissionais.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes