Babalorixá Taata Anselmo, líder do Terreiro Mokambo, morre aos 66 anos | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Babalorixá Taata Anselmo, líder do Terreiro Mokambo, morre aos 66 anos

Publicado domingo, 28 de novembro de 2021 às 18:43 h | Atualizado em 28/11/2021, 18:46 | Autor: Da Redação
Ele nasceu no Rio de Janeiro e recebeu título de cidadão baiano em 2005 | Foto: Reprodução/ Facebook
Ele nasceu no Rio de Janeiro e recebeu título de cidadão baiano em 2005 | Foto: Reprodução/ Facebook -

O Babalorixá Taata Anselmo José da Gama morreu neste domingo, 28, aos 66 anos, devido a problemas respiratórios causados por uma pneumonia. Ele estava internado no Hospital Menandro de Faria, em Lauro de Freitas.

Nascido no Rio de Janeiro, foi trazido por seus familiares para Bahia aops 16 anos. Em janeiro de 1996 fundou o Terreiro Mokambo e em 2005 recebeu o título de cidadão baiano. Taata era líder do Terreiro Mokambo, que em nota afirmou que a perda representa um dia triste para o povo de santo.

"Agora está junto aos seus ancestrais, de onde, certamente, seguirá sua bela missão espiritual. Deixa um lindo legado para a preservações das tradições do Candomblé Congo/Angola. A dor é imensa! Muita luz e axé!".

O sepultamento será realizado nesta segunda-feira, 29, no Cemitério Bosque da Paz, após cerimônia no Terreiro Mokambo.

Em 2017, o Terreiro foi tombado como 'Patrimônio da Bahia'. "Temos que ter continuidade e sustentabilidade para garantir que as futuras gerações tenham acesso a esse conhecimento cultural", disse Taata, na ocasião.

Em nota, a deputada Lídice da Mata lamentou o ocorrido. "Teve um importante trabalho no combate à intolerância religiosa e também na inclusão daqueles menos favorecidos. Sentirei imensa saudade deste grande amigo".

Publicações relacionadas