Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
10/07/2024 às 7:00 - há XX semanas | Autor: Madson Souza

SALVADOR

Bahia supera expectativas com o turismo

Baixa temporada Explicação para aumento do fluxo está na alta diversidade de atrativos presente no estado

Imagem ilustrativa da imagem Bahia supera expectativas com o turismo
-

“A Bahia é completamente diferente de todos os lugares que eu já viajei”. Parece frase de propaganda, mas foi dita por Nathaly Alexandre, que mora no Espírito Santo e veio turistar em Salvador pela primeira vez. O fluxo de turistas superou o esperado para o mês de junho – baixa temporada – no estado. A ocupação no setor de hotelaria no último mês foi de 70% a 75%, chegando a 100% nos municípios com maior destaque nos festejos da época, conforme informações da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - Bahia (ABIH-BA). A Bahia registrou um aumento de 8% a 10% na ocupação do setor de hotelaria no primeiro semestre do ano em comparação com o mesmo período de 2023.

A explicação para o aumento é a alta diversidade turística presente no estado, segundo o secretário de turismo da Bahia, Maurício Bacellar. “Nosso patrimônio arquitetônico colonial, cultural, histórico e natural nos dá a condição de trabalharmos mais de 50 segmentos turísticos, o que nos dá a comodidade de dizermos que a nossa sazonalidade da atividade turística é muito pequena”.

Mesmo em junho, um mês de baixa, o São João da Bahia registrou mais de 1,7 milhão de visitantes, com uma receita de R$2 bilhões, segundo a Setur-BA. Em 2023, foram 1,5 milhão de turistas e uma receita de R$1,6 bilhão. A forte divulgação da festa foi apontada pelo secretário como uma das razões para o crescimento da festa, que em alguns municípios chegou a ter 100% da ocupação hoteleira.

Turismo o ano todo

Os meses do verão são reconhecidos como alta estação na Bahia por conta da grande movimentação turística em decorrência do segmento sol e praia. É através de alternativas como a temporada de avistamento de baleias e o roteiro turístico da estrada do chocolate, que a Secretaria de Turismo (Setur) aposta que a Bahia seja uma alternativa turística durante todo o ano.

“Nos meses em que a movimentação está baixa nós entramos também com a captação de eventos, trazendo para a Bahia feiras, congressos e encontros”, afirma o secretário de turismo. O Centro de Convenções Salvador (CCS) - administrado pela GL events - é um dos polos do turismo de negócios e teve um crescimento de 20% no total de feiras de 2024 em comparação com 2023.

Com um total de 19 feiras programadas para o ano de 2024, a expectativa é que um público de 290 mil pessoas sejam atraídas pelos eventos de diversos segmentos. "Salvador é um destino muito atrativo para o turismo de negócios e com a existência de um espaço moderno e versátil, como o Centro de Convenções Salvador, a atração de eventos sem dúvida é maior, tanto assim que temos eventos já assinados até 2029. Nossa estratégia tem sido intensificar a atração de eventos de grande porte, que significam maior fluxo de turistas para a cidade", frisa o diretor geral do CCS, Ludovic Moullin.

Para o diretor de Turismo de Salvador, Márcio Franco, o segmento de turismo de negócios é um dos destaques da capital e traz benefícios para a cidade como um todo. “São muitos atrativos embutidos em um só eixo. A pessoa vem para um equipamento belíssimo, que é o Centro de Convenções, e vai conhecer a riqueza natural, cultural, gastronomia, arte, pintura e música que tem por aqui”.

Outro mês que pode ser considerado baixa temporada é novembro, por isso, Márcio conta que tem sido construídas estratégias para driblar a pouca procura. “Transformamos novembro que é um período de baixa estação em um período de alta com o novembro negro. Temos o projeto Salvador Capital Afro que tem uma relevância gigante, tem saído da curva e gerado um crescimento no setor hoteleiro neste mês, por exemplo”, comenta o diretor de Turismo.

A história e a cultura de Salvador são atrativos fortes para os turistas, como conta o engenheiro peruano Erik Cortez, que está turistando pela capital baiana. “Gostei muito da arquitetura colonial. Já fui ao Porto da Barra, na Ilha de Itaparica, mas o que mais gostei até agora foi o Pelourinho, que é possível ver os detalhes das construções, o trabalho das pessoas que fizeram antigamente, que já não é comum de se ver agora”.

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (ABAV - BA), Jean Paul Gonze, explica que a maior presença de voos para a Bahia é importante para o turismo. “O acesso é de extrema importância para o turismo e tendo um acesso fácil, o aumento de fluxo ocorre, o que gera uma circulação muito interessante de emprego e renda, porque o turismo consegue mexer com 52 itens na cadeia da economia”.

Assuntos relacionados

cultura baiana eventos em Salvador Hotelaria São João da Bahia turismo de negócios Turismo na Bahia

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

cultura baiana eventos em Salvador Hotelaria São João da Bahia turismo de negócios Turismo na Bahia

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Assuntos relacionados

cultura baiana eventos em Salvador Hotelaria São João da Bahia turismo de negócios Turismo na Bahia

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Rodoviário perde os dentes após ser espancado por motorista em Salvador

Play

Polícia encontra arsenal 'assustador' dentro de parede da Lemos Brito

Play

PMs são flagrados colocando corpo em viatura no bairro da Boca do Rio

Play

Vídeo revela momento que carro atropela grupo de pessoas em Cajazeiras

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA