Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Cantor do Detonautas traz projeto Voluntários da Pátria para Salvador

Por Kleyzer Seixas, A Tarde On Line

15/08/2007 - 16:11 h

Jovens menos apáticos e mais questionadores. Essa é a proposta do grupo carioca Voluntários da Pátria, que está em Salvador para estimular a participação de universitários em questões políticas, sociais e econômicas por meio da arte. Formado por músicos, atores e poetas, o grupo se apresenta nesta quarta-feira, 15, às 20h, na Faculdade Salgado de Oliveira (Universo), localizada na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM). Jota Veloso participará do encontro.

O grupo é liderado pelo vocalista da banda Detonautas Tico Santa Cruz e têm o objetivo de estimular nos jovens o questionamento e o exercício de sua expressão. Recital de poesias, encenações e música dão o tom do evento, que fica mais dinâmico com a participação dos estudantes. O incentivo à participação dos alunos é, inclusive, o ponto forte da apresentação, segundo atriz carioca Betina Kopp, uma das integrantes do Voluntários da Pátria.

“Eles são estimulados pela arte, porque ela é a responsável pela transformação das pessoas e também do mundo. No nosso evento, não são apenas atores, cantores e poetas que se apresentam. A gente também estimula a participação de quem vem nos assistir. O evento é aberto para que as pessoas possam expressar suas idéias”, destaca Kopp.

Com a incitação do grupo, os jovens são levados a discutir temas importantes, a exemplo de assuntos ligados à economia, política, cultura e sociedade. O espaço é aberto também para apresentações dos alunos. Os estudantes interessados em interagir de forma mais artística podem optar também por cantar, dançar, interpretar ou ainda recitar poesias durante a realização do evento.

A estratégia de levar o público a atuar em conjunto com os artistas parece ter dado certo. Há um ano na estrada, o grupo Voluntários da Pátria é recebido com entusiasmo pelas universidades e escolas brasileiras, diz Betina Kopp.

“A participação dos jovens é sempre muito boa. A princípio, as pessoas ficam um pouco tímidas, mas depois se sentem mais à vontade. Começam a falar, debater temas interessantes e ficam à vontade também para falar das suas próprias opiniões sobre determinado assunto”.

A idéia de fazer a apresentação no formato atual surgiu a partir de modelos de eventos culturais que são feitos com freqüência no Rio de Janeiro. “Os encontros dos integrantes que hoje fazem parte do grupo sempre ocorreram em eventos de arte e poesia do Rio, que são assim: abertos e sem uma direção estabelecida, com um público bastante diversificado”, diz a atriz.

Os artistas começaram as apresentações em agosto do ano passado. Desde lá, eles já passaram pelas universidades e escolas do Rio de Janeiro, Rio Grande do sul, Santa Catarina e São Paulo. Depois da apresentação na Universo, em Salvador, eles seguem para o Paraná e, em seguida, para o Mato Grosso.

Além do vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz e da atriz carioca Betina Kopp, fazem parte do Voluntários da Pátria: Igor Cotrim, Tavinho Paes, Pedro Poeta, Edu Planchet, Glad Azevedo e João Luiz.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA