Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Castramóvel realizou cerca de 40 mil cirurgias desde março de 2013

Da Redação

Por Da Redação

11/12/2020 - 14:26 h
O serviço já passou pelos 12 distritos sanitários de Salvador | Foto: Jefferson Peixoto
O serviço já passou pelos 12 distritos sanitários de Salvador | Foto: Jefferson Peixoto -

O serviço gratuito de castração de cães e gatos, ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já contabilizou cerca de 40 mil castrações e 35 bairros beneficiados, desde março de 2013. A adesão à castração favorece o controle de natalidade e combate a reprodução descontrolada, evitando o abandono dos pets em via pública. O serviço já passou pelos 12 distritos sanitários de Salvador.

Atualmente, o projeto possui duas unidades móveis. O primeiro equipamento está instalado na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida General San Martin, 734, em Fazenda Grande do Retiro. Já a segunda unidade está em atividade na sede da Prefeitura-Bairro de Itapuã (Avenida Dorival Caymmi, nº 17) desde que foi reinaugurada.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Em ambos locais, os atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 8h às 13h. As castrações podem ser solicitadas no e-mail agendamento. dipa @ gmail. com. Basta enviar RG e CPF do tutor, comprovante de residência, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica atualizado do animal. No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida. Além disso, os procedimentos podem ser realizados nas Unidades de Saúde Básica.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal para não gerar aglomeração. O serviço permanecerá em funcionamento, na sede da Guarda Municipal até o fim de dezembro e na unidade administrativa da Prefeitura-Bairro, em Itapuã, até o dia 29 de janeiro do próximo ano.

"A condição de controle é estabelecida para evitar a proliferação de animais nas vias urbanas, tanto para a integridade física dos animais, como para a proteção da saúde humana. Os animais errantes, por exemplo, por causa deste descontrole podem transmitir doenças, como raiva e acidentes por mordedura. Por isso, é tão importante a castração e a vacinação antirrábica. A castração previne várias doenças, como câncer, piometra e torção nos testículos. Pelo bem estar dos animais e da população, sempre orientamos que a cirurgia de castração seja feita o mais precoce possível", explicou o veterinário da Unidade Móvel de Castração, Augusto Angelim.

“Facilitou muito pela mobilidade e por poder chegar aos bairros com facilidade. É imprescindível castrar animais porque evita várias doenças, como a piometra, câncer de útero e mama nas fêmeas, no caso dos machos, câncer de próstata e nos testículos, além de deixar o animal mais calmo, sociável e com mais qualidade de vida. A castração é agir na raiz do abandono e evitar problemas de saúde pública", citou a protetora de animais, Erica Santana.

“É muito importante, porque oferecemos um serviço que é caro de forma gratuita para todos. A castração previne doenças, como tumores mamários, próstata, câncer, principalmente, nas fêmeas. Só este ano, foram cerca de 5 mil animais castrados”, afirmou a diretora da Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal (DIPA), Tainara Ferreira.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
O serviço já passou pelos 12 distritos sanitários de Salvador | Foto: Jefferson Peixoto
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

O serviço já passou pelos 12 distritos sanitários de Salvador | Foto: Jefferson Peixoto
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

O serviço já passou pelos 12 distritos sanitários de Salvador | Foto: Jefferson Peixoto
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

O serviço já passou pelos 12 distritos sanitários de Salvador | Foto: Jefferson Peixoto
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x