FÉ
Celebração de missa em homenagem a São Lázaro
Devotos comemoram o dia do santo protetor dos doentes
Por Da Redação
O dia de São Lázaro, protetor dos enfermos, desamparados e dos animais doentes, foi comemorado pelos devotos no último domingo, 30, na paróquia dedicada ao padroeiro no bairro da Federação, em Salvador.
A missa foi celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese da cidade, Dom Valter Magno de Carvalho, junto com o pároco, padre Cristóvão. Em entrevista ao Jornal da Manhã, o sacerdote reforçou o acolhimento do santo às pessoas enfermas, sobretudo nesse período de pandemia, que muitas pessoas perderam entes queridos e o número de infectados aumentou consideravelmente em toda a Bahia.
“Vivemos esse tempo tão difícil, tempo que as pessoas têm sofrido tanto com essa pandemia. São Lázaro é nosso intercessor junto de Deus pedindo pelas pessoas enfermas, para que as livre de toda doença”, disse o padre.
Pelo segundo ano consecutivo o templo não pôde receber o público em sua totalidade e o número permitido de fiéis para assistir à missa foi reduzido. A igreja tem capacidade para 100 pessoas, mas com o avanço no número de contaminados em decorrência da variante Ômicron e com o vírus da gripe, foi necessário continuar com as medidas restritivas.
A presença do candomblé, religião de matriz africana, nas celebrações de santos católicos faz parte da história do Brasil. Conhecido como sincretismo religioso, que é a mistura de uma ou mais crenças religiosas, na festa de São Lázaro, o orixá representado é Omolú ou Obaluaê, orixás da cura.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes