Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Cine Glauber Rocha assina parceria com o Grupo Metha e voltará a funcionar

Por Matheus Calmon

09/11/2021 - 20:49 h | Atualizada em 10/11/2021 - 18:09
Equipamento passa a se chamar Cine Metha - Glauber Rocha. | Foto: Raphael Muller | Ag A TARDE
Equipamento passa a se chamar Cine Metha - Glauber Rocha. | Foto: Raphael Muller | Ag A TARDE -

Após quase dois meses amargurando a notícia de encerramento das atividades devido ao término da parceria com o banco Itaú, o documento que garante o funcionamento do Cine Glauber Rocha inicialmente pelos próximos 5 anos foi assinado nesta terça-feira, 9, em evento realizado em um restaurante no próprio espaço.

No dia 16 de setembro, o Núcleo Itaú Cultural anunciou uma reorganização de "sua estratégia de difusão de audiovisual no país". Com isso, além do cinema em Salvador, os das praças em Curitiba e Porto Alegre também fechariam as portas. Com a decisão, funcionários foram desligados e o cinema parou de funcionar.

Após o imbróglio, entretanto, o grupo Metha, antiga OAS, decidiu manter o espaço vivo e firmou o contrato com o equipamento cultural, que passa a se chamar Cine Metha - Glauber Rocha.

Em seu discurso, o prefeito Bruno Reis afirmou que após declarar à imprensa que o antigo mantenedor do espaço não estava reconhecendo a história do Glauber Rocha e a importância para a cultura, arte e cidade, recebeu contatos dos dirigentes informando que a decisão fora nacional e não havia como voltar atrás.

Entretanto, diferente do que aconteceu em outras praças, o Itaú mantece os equipamentos instalados. "Ali já foi o primeiro passo", disse Bruno. Em seguida a prefeitura decidiu isentar o Cine do IPTU de R$ 10 mil. Segundo ele, o vereador Ricardo Almeida, presidente da Comissão de Turismo da Câmara, o informou sobre o interesse da Metha em patrocinar a operação do Cine Glauber Rocha.

O diretor do espaço, Cláudio Marques, foi impedido pela própria emoção ao se pronunciar e seguiu com a voz embargada. Ao Portal A TARDE, Marques relatou que a cerimônia marca um importante momento para a cultura da cidade.

Imagem ilustrativa da imagem Cine Glauber Rocha assina parceria com o Grupo Metha e voltará a funcionar
| Foto: Redação A TARDE
Diretor do espaço foi impedido pela própria emoção ao se pronunciar. | Foto: A TARDE

"Estou muito contente. Pessoalmente por que é um projeto que nasceu comigo há 20 anos atrás de devolver a sala de cinema que estava fechada para a cidade do Salvador e sei que me junto a muita gente que está feliz pelo centro histórico da cidade. As pessoas que tem a consciencia da importancia dessa praça que é a nossa cruzilhada cultural", disse.

"É de fortalecimento. É para dizer não apenas resistimos. Estamos mais fortes e vamos fazer muito mais. Muito mais coisas", sintetizou Marques.

Secretária de Cultura da Bahia, Aracy Santana afirmou que a assinatura da parceria concretiza a garantia, de fato, da permanência do espaço na cena da arte. "Hoje é um dia muito importante para a Bahia, para a cena cultural, para o Brasil. É o Cine Glauber Rocha que volta com força total nesse dia de hoje recebendo novas parcerias neste momento", contou.

Em conversa com o Portal, o vice-presidente do Grupo Metha, José Manuel Parada, contou que a parceria com o Cine Glauber Rocha marca um momento importante não só para o espaço, mas também para a empresa.

"Nós não poderiamos deixar de assinar esse contrato de patrocinio em um equipamento tão importante para a nossa cidade, para o nosso estado. Um equipamento que faz parte historicamente do berço do nosso grupo. Então, nós, enquanto baianos, filhos de Salvador, não poderiamos deixar passar essa oportunidade. Foi uma forma de ressignificar nosso grupo empresarial por tudo que todas as grandes empresas passaram nos últimos anos".

Ele pontuou que a perspectiva é que o grupo continue com a parceria por muito tempo e avaliou a nova fase da empresa.

"Todos os grupos do consórcio passaram por uma dificuldade, um processo de crise institucional muito grande, sobre tudo de 2014 pra cá. Nós conseguimos fazer o dever de casa, nos reinventar, introduzir práticas de compliance no nosso dia a dia, mudar toda nossa cultura empresarial, trazer novas práticas para dentro do grupo e acho que isso aqui é uma ressignificação do nosso grupo e uma grande consolidação de que o caminho que escolhemos de se reinventar foi o certo e está trazendo já os frutos que a gente precisa e é só o começo".

"Inicialmente são cinco anos de contrato e nosso interesse é fazer com que cinco anos virem 50", disse.

Imagem ilustrativa da imagem Cine Glauber Rocha assina parceria com o Grupo Metha e voltará a funcionar
| Foto: Redação A TARDE
Documento foi assinado nesta terça-feira, 9. | Foto: Redação A TARDE

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Equipamento passa a se chamar Cine Metha - Glauber Rocha. | Foto: Raphael Muller | Ag A TARDE
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Equipamento passa a se chamar Cine Metha - Glauber Rocha. | Foto: Raphael Muller | Ag A TARDE
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Equipamento passa a se chamar Cine Metha - Glauber Rocha. | Foto: Raphael Muller | Ag A TARDE
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Equipamento passa a se chamar Cine Metha - Glauber Rocha. | Foto: Raphael Muller | Ag A TARDE
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA