SALVADOR
Comunidade da Baixa Fria receberá intervenções da Prefeitura
Por Da Redação

A comunidade da Baixa Fria, entre os bairros de São Marcos e Canabrava, vai ganhar duas intervenções municipais, de acordo com anúncio feito pelo prefeito Bruno Reis, nesta quinta-feira, 7. Uma delas é a contenção de uma encosta, danificada por problemas na rede de esgoto e que ameaça cerca de 50 famílias que residem na parte superior da Rua Manoel Bonfim. A outra iniciativa é a urbanização da área que margeia o canal.
Hoje também ocorreu a entrega da requalificação da Rua Manoel Bonfim, com a presença também de gestores municipais. No caso da encosta, foi assinada no local a ordem de serviço que autoriza a obra em uma área de, aproximadamente, 400m², com estimativa de conclusão em seis meses.
O investimento é de R$600 mil e a intervenção, que envolve drenagem e contenção utilizando a técnica de cortina atirantada, será executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop).
Na ocasião, também foi autorizada a urbanização da área no entorno do canal, que deverá receber itens como parque infantil, equipamentos de ginástica, mesas de jogos e quadra. Neste caso, a execução ficará a cargo da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) e Sucop.
O prefeito destacou que a Baixa Fria já recebeu cerca de 400 unidades habitacionais e uma escola; está sendo retomada a construção da Unidade de Saúde da Família da Baixa Fria; concluída a requalificação da Rua Manoel Bonfim, e iniciadas a contenção da encosta e a urbanização no entorno do canal. “São investimentos expressivos que passam a mudar a realidade das pessoas que antes moravam aqui sem dignidade e que, agora, ganham muito mais qualidade de vida”, declarou Bruno Reis.
Manoel Bonfim
Com investimento de R$1,7 milhão, as intervenções foram coordenadas pela Seinfra, através da Sucop, e envolveram implantação de rede de drenagem para resolver os problemas de alagamentos que existiam na localidade, sobretudo em períodos de chuva.
Além da pavimentação, a rua ganhou passeios e acessos às casas, bem como uma ponte que foi construída em alvenaria de pedra.
A urbanização do local também envolveu serviços de paisagismo com a colocação de grama em diversos trechos e plantio de árvores. A iluminação pública recebeu a instalação de novos postes e de lâmpadas em LED.
Habitação
Em novembro passado, a Prefeitura entregou novas moradias na Baixa Fria, após a conclusão da segunda etapa do projeto de implantação do conjunto habitacional. O empreendimento beneficia 128 famílias e é composto por oito prédios com quatro pavimentos e, em cada um dos andares, há dois apartamentos. As unidades possuem dois quartos, sala, cozinha e banheiro.
As obras da primeira etapa do conjunto habitacional aconteceram em 2017, quando foram entregues 230 residências.
Educação e saúde
Além dos apartamentos, também foi construída uma escola para atender a alunos de 6 a 11 anos do Ensino Fundamental I. O prédio possui dois pavimentos com cinco salas de aula, área de recreio, ambulatório e cantina/cozinha.
Estão em andamento as obras da USF que terá quatro equipes de saúde da família para atender 16 mil pessoas na região.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes