Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
26/07/2022 às 5:15 - há XX semanas | Autor: Amanda Souza

SALVADOR

Estudantes participam de ação de prevenção ao afogamento

De janeiro a julho, na capital, foram registrados 483 resgates de banhistas

Alunos do Colégio Rotary em gincana na praia de Itapuã
Alunos do Colégio Rotary em gincana na praia de Itapuã -

Em celebração ao Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento, comemorado na segunda-feira, 25, alunos do Colégio Estadual Rotary participaram de uma gincana educativa na praia de Itapuã.

A atividade foi promovida pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), em parceria com a Salvamar e o Projeto Social Salva Itapuã. A dinâmica foi proposta para os alunos do 9º ano da escola.

Renata Risis é salva-vidas e esteve presente na ação junto aos profissionais da Salvamar. “A nossa intenção é preparar eles para a prevenção de situações de afogamento através de algumas atividades simples aqui na areia”, disse.

Os alunos, quem têm média de idade entre 13 e 15 anos, chegaram animados para atividade, que envolvia esporte em um circuito na areia, com uma série de ações a serem realizadas.

A galera estava acompanhada do professor Ivanilson Costa, que dá aulas de educação física no Rotary. Ele aponta que a atividade foi fundamental para os jovens daquela região.

“Eu considero que a ação da prevenção é a primeira que nós devemos ter contra o afogamento”, diz. “É importante educar os meninos, já que essa é uma das poucas formas de lazer gratuita que eles têm aqui”, completa.

Por meio da conscientização, o professor, que leva o assunto também para a aula prática, pretende alertar e educar os alunos para reduzir o número de mortes por afogamento.

No mundo, essa é uma das principais causas de óbitos entre crianças e jovens de 1 a 24 anos de idade, como aponta a Organização Mundial da Saúde.

Nesse sentido, quem também trabalha para reduzir esses números é Arandiba das Santos, salva-vidas e fundador do Projeto Social Salva Itapuã, criado em 2021, e fez parte da ação na praia.

“É uma ação importante porque o afogamento é mais letal entre eles. O nosso propósito é levar esse processo de educação para a comunidade e para as salas de aula, já que não existe isso na grade curricular”, diz Arandiba.

Ações preventivas são importantíssimas, especialmente quando o assunto é criança. A salva-vidas Renata aponta para o que fazer quando for à praia. “O adulto nunca pode ficar afastado da criança. É importante que essa distância não passe de um braço”, diz.

Essa informação é fundamental porque os números do primeiro semestre em Salvador chamam a atenção. De acordo com o Salvamar, de janeiro a julho na cidade foram registrados 11.064 contatos preventivos, isso é, antes de acontecer algum incidente. Ocorreram ainda 483 resgates de banhistas, 45 crianças perdidas, dois socorros e seis óbitos.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Alunos do Colégio Rotary em gincana na praia de Itapuã
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Alunos do Colégio Rotary em gincana na praia de Itapuã
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Alunos do Colégio Rotary em gincana na praia de Itapuã
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Alunos do Colégio Rotary em gincana na praia de Itapuã
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA