SALVADOR
Galeota é preparada para procissão de Bom Jesus dos Navegantes
Programação começa no próximo dia 27 e segue até o dia 1º de janeiro
Por Maiara Giudice*

A Galeota “Gratidão do Povo” já está quase pronta para a tradicional procissão do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem que acontecerá entre os dias 27 de dezembro e 1º de janeiro. Além da procissão, o período contará com missas e lavagem da igreja.
O evento não aconteceu no final do ano de 2019 e início de 2020 devido a infiltrações e rachaduras na quilha da Galeota, que foi embargada pela Capitania dos Portos da Bahia. Depois de uma reforma estrutural, ele voltou a acontecer entre 2021 e 2022, mas com uma nova questão: por causa da Covid-19, as máscaras e o distanciamento social foram obrigatórios.
Expedito Sacramento, membro da Irmandade Bom Jesus dos Navegantes, comemora a realização do momento por toda a sua história. “É uma procissão secular, todo 31 de dezembro e primeiro de janeiro está no mar, e ela só deixa de acontecer por um empecilho da natureza ou algum imprevisto. Estamos trabalhando e já está quase tudo pronto”, conta.
Este ano, a pintura da embarcação também está sendo renovada depois de ter sido feita pela última vez no ano de 2019. "Todo ano eu venho e faço essa pintura. Saem, ainda, outras embarcações acompanhando a Galeota, e me dá uma emoção enorme quando vejo o trabalho que eu fiz e ouço as pessoas comentando que está muito bonita. Quando ela entra no mar, fica mais linda ainda", diz Edvaldo Silva Santos, pintor de embarcações. Edvaldo também conta que as pessoas já o reconhecem nas ruas e perguntam como está a preparação da “Gratidão do Povo”.
A festa começa no dia 27 de dezembro. De manhã, às 8h, acontece a lavagem espiritual da Igreja Boa Viagem, em que os paroquianos vão com água, sabão e vassouras e lavam a igreja para o início da festa.
Logo após a lavagem, há o hasteamento da bandeira. Às 19h, se inicia uma missa, não só com a comunidade paroquiana, mas também com os barraqueiros, as pessoas que ficam nas barracas participando do evento.
Nos dias 28, 29 e 30, acontece o tríduo preparatório com reflexões e missas às 19h. Na manhã do dia 31, acontece a descida da Galeota para a praia e, às 15h, uma missa é celebrada pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Sérgio da Rocha.
Após a celebração, a imagem de Bom Jesus dos Navegantes é deslocada para a praia e embarca na Galeota, que segue em direção ao cais do Porto, no Comércio.
No cais, a imagem desembarca e vai em procissão terrestre à Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia. A Galeota segue vazia com os remadores para a Capitania dos Povos.
No dia primeiro de janeiro, às 8h, a basílica que recebeu Bom Jesus dos Navegantes é palco de uma missa e, após sua realização, a imagem sai e vai em direção à Capitania dos Povos para voltar à embarcação.
Os remadores se direcionam ao Forte São Marcelo e, em seguida, ao Porto da Barra, voltando ao cais do Porto e passando pela Ponta do Humaitá.
Ali, a imagem é desembarcada e a Equipe de Praia traz, em procissão terrestre, a imagem de volta à Igreja Boa Viagem. Por motivos de segurança, a Galeota vai à capitania dos Portos novamente, mas desta vez vazia, e, no dia seguinte, volta para a igreja.
No dia 8, às 16h, acontece a última procissão, mas, desta vez, exclusivamente terrestre, com as imagens de Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem, também saindo da Igreja da Boa Viagem, finalizando o período de comemorações.
*Sob a supervisão da editora Meire Oliveira
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes