Grupo A TARDE assina convênio com agência de notícias chinesa | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Grupo A TARDE assina convênio com agência de notícias chinesa

Publicado quinta-feira, 25 de novembro de 2021 às 06:05 h | Autor: Priscila Dórea
| Foto: Raphael Muller | Ag. A TARDE
| Foto: Raphael Muller | Ag. A TARDE -

Uma parceria entre o Grupo A TARDE e a agência de notícias oficial da República Popular da China, a Xinhua, principal e maior órgão gerador de notícias do país, foi formalizada na tarde de quarta-feira, 24.

O contrato de cooperação foi assinado pelo presidente do Grupo A TARDE, João de Mello Leitão, e o diretor da Xinhua no Brasil, Chen Weihua.

Participaram do ato também a diretora de Redação Mariana Carneiro e Eduardo Dute, gestor comercial e de marketing do A TARDE. Por vídeo, a assinatura do contrato ainda foi acompanhada pela cônsul geral da China no Rio de Janeiro, Tian Min, e o conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa, Múcio Aguiar.

"É de grande importância para a gente esse projeto, no qual vamos poder repercutir o conteúdo da agência. Ficamos muito felizes pelo reconhecimento. Somos o veículo impresso que mais cresceu no Brasil, em 2020, e temos como objetivo ampliar a nossa capacidade de cobertura de conteúdo. Temos certeza que eles são parceiros que vão trazer conteúdo de relevância e factual, para que a gente possa contribuir com mais informações para nossos leitores e para toda a nossa audiência em todas as plataformas do grupo", afirma João de Mello Leitão.

A agência de notícias Xinhua é a maior agência de notícias da China, com relevância em nível internacional ao lado da AP, AFP e Reuters.

Atualmente, a Xinhua estabeleceu 182 filiais em mais de 100 países e regiões pelo mundo. Com uma grande rede global de coleta e distribuição de informações jornalísticas, ela fornece 24 horas por dia produtos noticiosos em chinês, português, inglês, espanhol, francês, russo, árabe, italiano e japonês, no formato de textos, fotos e vídeos.

"O jornal A TARDE, que integra um dos maiores grupos de comunicação do Nordeste, um jornal centenário que concorre ao título de Memória do Mundo, pela Unesco, muito honra aos baianos por seu legado de história e por sua moderna e atuante cobertura jornalística. Esperamos que o acordo assinado hoje (quarta-feira) possa ajudar os dois lados a alcançarem resultados perfeitos, permitindo que o público chinês e internacional conheça os eventos noticiosos no Brasil, compreenda os resultados importantes de trocas amistosas e cooperação mutuamente benéfica entre os povos da China e do Brasil, e também a aumentar o conhecimento sobre a China do público brasileiro", estima Chen Weihau.

Em 1961, a Xinhua abriu no Rio de Janeiro sua primeira sucursal no Brasil. Com o desenvolvimento das relações China-Brasil, intercâmbio e cooperação bilaterais mais fluidos em vários setores, a agência expandiu seus escritórios a Brasília e São Paulo. No Nordeste, a Xinhua tem parceria com o Diário de Pernambuco e agora com o Grupo A TARDE.

Publicações relacionadas