Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BAHIA

Hospitais não foram afetados por apagão, garante Sesab

Unidades de saúde contam com geradores

Por ´Da Redação

15/08/2023 - 11:44 h
Preocupação parte de familiares de pacientes internados na UTI
Preocupação parte de familiares de pacientes internados na UTI -

O apagão de energia que foi registrado na manhã desta terça-feira, 15, não afetou os hospitais administrados pelo Estado. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), "a rede estadual dispõem de gerador, o que garante o funcionamento dos serviços essenciais das unidades, como equipamentos das UTIs e dos centros cirúrgicos", diz a nota.

A preocupação parte de familiares de pacientes internados, sobre tudo, nas alas de urgência e emergência e que necessitam da energia para manter os aparelhos funcionando. A secretaria garante que durante o período em que o apagão foi registrado em toda a Bahia, a energia foi mantida nas unidades e não houve intercorrência registrada com gravidade.

De acordo com a Neoenergia Coelba, os municípios baianos estão começando a retomar o serviço gradativamente. A queda ocorreu por volta de 8h20 e, às 10h40, alguns bairros de Salvador começaram a apresentar normalidade.

Ainda conforme a concessionária, o restabelecimento das cargas afetadas pela ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) acontece, gradativamente, de acordo com autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS). Até às 11h, cerca de 30% dos consumidores inicialmente afetados foram normalizados.

Cidades como Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro, Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Juazeiro, Jacobina, Paulo Afonso e parte de Salvador já foram normalizadas.

Na capital baiana, entre os bairros informados ao Portal A TARDE, até o fechamento desta matéria, estão: Itapuã, Pituaçu, São Cristóvão, Setor A de Mussurunga, Itaigara, Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), Federação, além de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.

Serviços essenciais urbanos

Na área de transporte, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) de Salvador, montou uma operação especial para atender a população. Os usuários que ficaram impossibilitados de utilizar o metrô contam com linhas especiais que ligam os terminais: Mussurunga, Acesso Norte, Pirajá e Lapa. E as linhas que operam na região do Vale dos Barris também estão atendendo a Estação da Lapa.

Os ascensores de Salvador (Elevador Lacerda, Elevador do Taboão, Plano Inclinado Gonçalves, Plano Inclinado Liberdade-Calçada e Plano Inclinado Pilar) tiveram o funcionamento interrompido. A operação dos equipamentos será retomada assim que a energia for restabelecida.

O BRT segue a sua operação normal sem alterações no funcionamento. Agentes da Semob estão nas ruas garantindo a operação de transporte a fim de evitar transtornos.

No trânsito, devido à falta de funcionamento das sinaleiras, os agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) estão em diversas interseções da cidade para ordenar o fluxo de veículos e orientar condutores e pedestres. A recomendação para a população é de que redobrem a atenção nas vias.

O Distrito Federal e pelo menos 11 estados, como Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Paraíba, também sofreram com a perda de energia.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação, além da investigação das causas do apagão que atingiu pelo menos 18 estados do Brasil e o Distrito Federal na manhã desta terça-feira, 15.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Preocupação parte de familiares de pacientes internados na UTI
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Preocupação parte de familiares de pacientes internados na UTI
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Preocupação parte de familiares de pacientes internados na UTI
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Preocupação parte de familiares de pacientes internados na UTI
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA