Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Hospital Octávio Mangabeira terá novos leitos de UTI para doenças respiratórias

Por A TARDE On Line*

17/07/2009 - 15:52 h

O secretário de saúde do Estado, Jorge Solla, anunciou na manhã desta sexta-feira, 17, a criação de oito leitos de UTI no Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM), referência em doenças respiratórias, e o reforço da vigilância na detecção de possíveis casos de pessoas infectatdas com o vírus H1N1 na Bahia. Também será reforçado o atendimento ambulatorial, para triagem e acompanhamento de casos suspeitos. As medidas foram adotadas são para enfrentar a gripe A, que vem registrando um aumento de casos confirmados no Estado, assim como no restante do país.

Segundo Solla, que durante a manhã esteve presente na inauguração do Centro de Biotecnologia e Terapia Celular (CBTC) do Hospital São Rafael, os leitos do HEOM serão inaugurados no próximo dia 22 e estarão disponíveis para atendimento a casos graves da doença. Apesar do reforço, as estratégias sanitárias adotadas pelo Estado devem permanecer as mesmas. A única exceção será na cidade de Porto Seguro, que terá a vigilância reforçada devido ao grande número de voos que chegam da Argentina, onde o número de casos é o mais alto da América do Sul. O secretário fez questão de ressaltar que, embora o Ministério da Saúde tenha confirmado a circulação do vírus H1N1 no País, não há evidência de que isso esteja acontecendo na Bahia.
Quanto à capacidade de o Estado disponibilizar o antiviral Tamiflu, usado no tratamento da doença, Solla afirmou que o Estado vem seguindo a orientação do Ministério da Saúde, de que o uso deve se restringir a pacientes com fatores de risco ou que tenham desenvolvido quadro grave por causa da gripe. "A preocupação é não favorecer a criação de vírus resistentes. A maioria dos casos não demanda medicamentos específicos", frisou. No entanto, Solla informou que, em caso de necessidade, o Estado tem a medicação em estoque, além de contar com o estoque regulador do Ministério da Saúde.
Inauguração - O Centro de Biotecnologia e Terapia Celular do Hospital São Rafael é a primeira das oito credenciadas pelo Ministério da Saúde para estudo de células-tronco que está em funcionamento. Além de Solla, participaram da inauguração da unidade o governador do Estado, Jaques Wagner, o vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito, a vice-presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Claude Pirnez, e a vice-presidente da Monte Tabor, Laura Ziller, entre outras autoridades municipais e estaduais.
No centro, serão investigadas doenças neurológicas como trauma raquimedular, epilepsia e lesão do nervo periférico, doenças renais (insuficiência renal aguda) e diabetes tipo I e II, como foco na regeneração de lesões teciduais, assim com o envelhecimento.
* Com informçaões de Marilena Neco, do A TARDE.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x