ARTICULAÇÃO
IFBA em Cajazeiras? Saiba como está proposta na Câmara de Salvador
Comissão detalha viabilidade de implantação do campus em Cajazeiras
Por Da Redação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está mais próximo de ganhar uma nova sede em Salvador, que segundo estudo será implantada no bairro de Cajazeiras. A viabilidade de implantação é detalhada por comissão da Câmara Municipal de Salvador (CMS).
O estudo feito pelo grupo começou em 2022. Ele é formado por representações do Instituto, da Secretaria do Estado da Bahia (SEC), da Federação das Associações de Bairro de Salvador (FABS), de associações e organizações locais e da sociedade civil.
Após a conclusão da viabilidade da implantação do campus, feita com análise dos dados coletados pela comissão, a proposta será levada ao Conselho Superior (Consup) do IFBA para apreciação. Caso o colegiado aprove a proposta, será iniciada a elaboração do projeto de instalação da nova unidade.
Articulação
Em movimento recente, a reitora do IFBA, Luzia Mota, fez reunião com o vereador e ouvidor-geral da CMS, Augusto Vasconcelos, e o coordenador institucional da associação cultural de Cajazeiras, Kilson Melo, para tratar de avanços na pauta. A reunião aconteceu no último dia 25, em Salvador.
“Nós sabemos que a região precisa de educação pública de qualidade, educação profissional e a ação do vereador junto à Câmara de Vereadores, junto às bancadas parlamentares é muito importante para nós. E nós achamos que com essas ações conjuntas, coletivas, vamos conseguir em breve ter um desfecho, uma movimentação que leve à criação do Campus”, afirmou a reitora.
Entre os motivos apresentados pelo estudo de viabilidade, foi destacado o fato de Cajazeiras ter um dos maiores contingentes populacionais da capital baiana. Para Augusto Vasconcelos, o empenho para a instalação do IFBA em Cajazeiras parte de uma demanda antiga da população local, além de ser um investimento importante para a educação.
“Esse é um pleito antigo da comunidade, trata-se de um dos bairros mais populosos de Salvador, que tem um potencial muito grande, um número significativo de jovens e há uma expectativa da população dessa região pela implantação do campus do IFBA, para ofertar ensino médio, mas também, cursos tecnológicos de nível superior”, destacou o ouvidor-geral da CMS.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes