Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR

SALVADOR

Imprudência e insegurança são apontadas como vilãs

João Eça, do A TARDE
Por João Eça, do A TARDE

Leia também:
>> BA-099 é campeã em acidentes dentre as vias estaduais

O governo estadual é o principal responsável em garantir a segurança policial dos pedestres nas passarelas e a BA-099 é uma rodovia sob a jurisprudência da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Essas respostas estavam na ponta da língua dos gestores responsáveis pelo trânsito de dois dos três municípios cortados pela Estrada do Coco, Lauro de Freitas e Camaçari, quando questionados sobre o aumento dos acidentes na via. A assessoria de comunicação do terceiro município cortado pela estrada, Mata de São João, por sua vez, não se pronunciou sobre o assunto até o fechamento desta matéria.

Tudo sobre Salvador em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Surge então a pergunta: os administradores municipais dessas três cidades não poderiam, então, trabalhar em conjunto com o poder estadual, sobretudo porque os três prefeitos são da base aliada do governador Jaques Wagner? “Já atuamos em parcerias com a Polícia Rodoviária Estadual. Fazemos campanhas educativas sobre o trânsito nas escolas e praias”, informa Francisco Franco, titular da Superintendência de Trânsito e Transportes (STT) de Camaçari.

Francisco acrescenta que os agentes de trânsito da cidade auxiliam o trabalho da PRE ao “intensificar a fiscalização em pontos críticos, como na Praia de Arembepe, punindo os motoristas que trafegam com excesso de velocidade ou alcoolizados”, exemplificou.

“As principais razões para os acidentes na BA-099 são o grande fluxo de veículos, por ser uma região repleta de praias e eventos, a imprudência dos condutores e a mentalidade dos pedestres em achar que vão encurtar o caminho quando atravessam a pista fora das passarelas”, aponta o superintendente de Camaçari.

Apesar das queixas dos moradores relatadas à reportagem de A TARDE por conta dos constantes assaltos nas passarelas, Wilson Franco, diretor da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Lauro de Freitas, diz estranhar as reclamações. “Não existe isso. Moro há mais de 20 anos em Lauro de Freitas e nunca ouvi falar em assaltos nas passarelas”, garante.

A Polícia Civil, por sua vez, informou que o órgão não possui dados detalhados sobre o número de furtos e roubos ocorridos nas passarelas daquela região. O diretor da SMTT, criada em 2008, prevê a redução de acidentes após o término das obras do Complexo Viário Dois de Julho, na Rótula do Aeroporto.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Relacionadas

Mais lidas