SALVADOR
INSS muda horário de atendimento
Por JORNAL A TARDE
Carina Rabelo,
Do A Tarde On Line
A partir desta segunda-feira, o horário de atendimento do INSS será de 8 às 18 horas. Antes da mudança, as agências funcionavam das 7h30 às 13h30 e recebiam de 150 a 300 pessoas. Com o novo horário, a idéia é garantir o atendimento a todos que estiverem nas agências naquele período. As senhas serão mantidas apenas para organizar a ordem no atendimento.
Nos municípios baianos, o horário de funcionamento varia de acordo com a demanda de cada cidade e com o número de funcionários disponíveis. Na cidade de Santo Antônio de Jesus, por exemplo, as agências vão funcionar das 8 às 17 horas e em Itabuna, das 8 às14 horas.
O diretor de atendimento regional do INSS, Carlos Eduardo de Andrade, reconhece que a iniciativa não resolverá imediatamente o problema das longas filas. Em algumas agências há poucos funcionários, o que pode prejudicar o atendimento. Andrade disse ainda que o INSS possui apenas 50% de atendentes para os 15 mil segurados que procuram diariamente as agências.
Os atendimentos serão feitos em duas etapas. O período da manhã será reservado a serviços especializados. À tarde serão feitos atendimentos com hora marcada, informações e perícias médicas. Cerca de 25% das pessoas procuram o órgão para pedir orientação, o que atrasa o trabalho, por conta disso haverá triagem para adiantar casos desse tipo.
Para evitar filas, o segurado pode economizar tempo e solicitar pela Internet ou pelo Prevfone serviços como o agendamento de perícia médica para a concessão do benefício de auxílio-doença ou apresentação de pedido de reconsideração do resultado da perícia médica.
O Prevfone também esclarece dúvidas sobre o processo de concessão de benefícios, andamento dos processos em recurso e sobre a legislação na área de benefícios. O serviço funciona das 7 às 19 horas. O número, desabilitado no final de outubro de 2005, foi reestabelecido no último dia 5.
Prevfone Central de Atendimento da Previdência Social: 0800 78 0191
Homepage da Previdência Social: www.previdencia.gov.br
Agências do INSS em Salvador
Agência Bonfim: Avenida Dendezeiros, 141 - Bonfim
Agência Brotas: Rua Odilon Dórea, SN, Térreo Brotas
Agência Centro Histórico: Rua José Gonçalves, SN, Térreo.
Edf: Otacílio Ualberto, Viaduto da Sé
Agência Comércio: Rua da Polônia, 11,Edf: João Mendonça, Térreo
Agência Itapuã: Avenida Dorival Caymmi, 495, Itapuã
Agência Mercês: Avenida 7 de Setembro, 1078, Mercês
Agência Periperi: Rua Domingos Pires, nº 1 , Periperi
Agência Relógio de São Pedro: Avenida 7 de setembro, edf: Florensilva, 1º andar, Relógio de São Pedro
Veja os horários de atendimento site da Previdência
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes