SALVADOR
Jornal Massa completa 9 anos levando informação na linguagem do povo
Por Natália Figueiredo* | Foto: Adilton Venegeroles | Ag A TARDE

Páginas cheias de cor, linguagem simples e preço acessível são algumas das características que fazem o Jornal Massa se destacar nas bancas de Salvador, se tornando um veículo de identidade única. Há exatamente nove anos, comemorados nesta sexta-feira, 18, nascia o periódico, com o intuito de fazer um jornalismo popular para levar informação e entretenimento a todos os bairros da capital baiana.
"O Massa é um jornal popular, feito do jeito que as comunidades precisam ler e se ver, e a gente mantém o jornalismo popular com responsabilidade e seriedade, longe do sensacionalismo", conta a Editora Chefe do Massa, Kenna Martins.
A jornalista está a frente do periódico há pouco mais de um ano e conta que foi um desafio comandar a equipe que dá vida ao jornal. "É um grande desafio, é preciso fazer cada dia melhor. Eu gosto da ideia de trabalhar em parceria, é uma equipe muito bem integrada e coordená-los é uma alegria, eu sou apaixonada pelo Massa. Para mim é uma honra fazer parte do Grupo A TARDE", ressalta Kenna.
A variedade de conteúdo é outra característica do veículo, em uma mesma página é possível encontrar a previsão do tempo, tábua de maré, receitas culinárias e uma sessão exclusiva com participação dos leitores.

"Todo mundo quer saber a previsão do tempo ou a tábua de maré para se programar para ir a praia, entendemos o que é importante para para as pessoas. O Massa é o queridinho do povo. Tem dias que a gente se perde no whatsapp, as pessoas mandam mensagem o tempo todo, não só denúncias, como também, elogios e histórias", conta a editora.
Ao se aproximar de uma década de existência, o Massa! acompanha as mudanças e inovações que estão acontecendo no Grupo A TARDE. “Estamos com o projeto de reformular algumas editorias, aumentar o número de páginas e vem muita coisa que as pessoas estão pedindo. Vem muito mais notícia, entretenimento e cor. O site também está sendo reformulado e teremos o twitter, além de algumas coisas relacionadas ao audiovisual que será uma surpresa”, revela Kenna.
Serão muitas novidades sem perder a identidade do jornal, mantendo o objetivo de informar toda a população. "A ideia é fazer um jornalismo para todos, trazer assuntos de justiça, política e economia de uma maneira que todo mundo entenda. Qualquer pessoa que leia o massa vai compreender, independente da classe social", diz.

"Sempre fazemos uma análise para perceber como podemos melhorar, sempre inovando. Houve um processo de amadurecimento de um jornal que já está consolidado no mercado, é um jornal que as pessoas enxergam como um veículo de comunicação de fato", complementa a jornalista.
O dia a dia na redação do Massa é cheio de emoções, a editora conta que durante o processo de desenvolvimento das matérias ela e a equipe acabando vivendo as histórias junto com os personagens. “A gente vive a notícia, chora, perde a fome e também vibra, fica feliz, desde o momento que construímos a pauta. O Massa não é só um jornal com notícias, temos histórias de pessoas reais, é gratificante".
*Sob supervisão da editora Maiara Lopes
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes