SALVADOR
Jovem pede indenização às Lojas Americanas
Por A Tarde On Line
O jovem Felipe Silva de Castro, 18, vai entrar com ação indenizatória contra as Lojas Americanas por discriminação racial. A informação é do advogado Otoney Alcântara, que acompanha o caso, e afirma não saber ainda o valor que será pedido. Felipe prestou queixa contra a loja do Shopping Piedade na delegacia dos Barris, na última quinta-feira, 27, mesmo dia em que diz ter sofrido discriminação e agressão dentro do estabelecimento por parte de um segurança.
Felipe esteve na loja acompanhado de Adilson Alves Santos, 21, e A.C.A.N., 17, onde escolhiam um DVD. Como não encontraram a mercadoria, os três intencionaram deixar a loja, quando foram abordados por um segurança que os acusava de roubo. Os três foram levados a um quarto com grades no fundosda loja.
Segundo Felipe, dois seguranças despejaram no chão todo o conteúdo de uma sacola que carregava. Ao perceberem que os jovens não haviam roubado nada, os seguranças pediram desculpas e liberaram os três. Os pais de Felipe prestaram queixa na 1ª Delegacia (Barris), mas a delegada plantonista Idalina Lima entendeu que se tratou não de racismo, mas de constrangimento ilegal.
O advogado Otoney protesta contra a clasificaçao. "Nós entendemos que se trata de racismo, e por isso levamos o caso à Comissã de defesa dos Afrodescendentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)". Em reunião nesta segunda-feira, 31, a comissão discutiu o caso. A presidente da Comissão, Maria Alice Pereira, disse que a discriminação em lojas acontece com frequência e prometeu acompanhar o caso.
As Lojas Americanas informaram, por meio de sua assessoria de imprensa, que o caso está sendo apurado.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes