SALVADOR
Médicos residentes em greve fazem manifestação no hospital Santa Isabel
Por A TARDE On Line
Em greve há 14 dias, os médicos residentes protestam, desde as 7h desta terça-feira, 31, em frente ao hospital Santa Isabel, no bairro de Nazaré, em Salvador. A categoria, que paralisou as atividades em todo o país no dia 17 de agosto, busca um reajuste salarial de 38,7%. Segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), não há registro de congestionamento de veículos na região.
Além do aumento do salário, que hoje é de R$ 1.916,00, os residentes lutam por maior valorização profissional, melhores instalações hospitalares, ampliação da licença maternidade de quatro para seis meses e pela manutenção de direitos, como o auxílio moradia, que começou a ser substituído pelo auxílio alojamento em alguns lugares do país.
A categoria rejeitou um aumento de 20% a partir do orçamento de 2011, oferecido pelo Ministério da Saúde, e apresentou uma contraproposta de 28,7% de reajuste imediato mais 10% para o próximo ano com a inclusão de auxílio-moradia e alimentação, 13º salário, reajuste residual para setembro de 2011 e remuneração dos preceptores. O governo negou a proposta.
De acordo com o médico residente Patrick de Oliveira, representante da Associação Baiana dos Médicos Residentes (AMR-BA), após a manifestação, o movimento se reúne para decidir a realização de novas atividades de protesto na capital baiana.
Apesar da paralisação, 30% dos profissionais seguem realizando atendimentos nos serviços de urgência e emergência, conforme determina a legislação vigente, para que o atendimento à população não seja prejudicado.
Estão no movimento, médicos dos hospitais das Clínicas, Roberto Santos, Santo Antônio, Santa Isabel e São Rafael, na capital, e médicos de Itabuna e Feira de Santana, no interior do Estado.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes