Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Navio-escola espanhol está aberto a visitação no Porto de Salvador

Por Franco Adailton

18/10/2016 - 22:45 h
Baianas recepcionam tripulantes de embarcação amarrando-lhes no braço as tradicionais fitinhas do Bonfim
Baianas recepcionam tripulantes de embarcação amarrando-lhes no braço as tradicionais fitinhas do Bonfim -

O navio-escola da esquadra espanhola Juan Sebastián de Elcano aportou nesta terça-feira, 18, em Salvador, durante o 88º cruzeiro de instrução. Construído há 89 anos, o veleiro estará aberto à visitação pública a partir desta quarta, 19, até o próximo sábado, quando segue viagem para Recife (PE).

Comandada pelo capitão de mar e guerra Victoriano Gilabert Agote, a embarcação chegou à capital baiana com 220 pessoas a bordo (30 mulheres), entre elas 23 oficialas, 22 sargentos, 118 praças, quatro civis, um barbeiro, um cozinheiro, um carpinteiro e um mestre- -veleiro.

Entre os tripulantes estão 45 guarda-marinhas, que estão no quarto dos cinco anos necessários para concluir a formação naval. A bordo do navio-escola, os alunos têm aulas de navegação, astronomia, meteorologia, tática anfíbia, segurança, proteção, marinharia e inglês.

Movida a velas, a embarcação tem quatro mastros com os nomes dos navios-escolas anteriores: Blanca, Almansa, Asturias e Nautilus. Com 113,1 metros de comprimento, o Elcano tem capacidade para transportar 3.700 toneladas, a uma velocidade de até seis nós (11,11 quilômetros por hora).

Apresentação

O Juan Sebastián de Elcano foi apresentado à imprensa nesta quarta pelo comandante Victoriano Agote, acompanhado pelo embaixador da Espanha, Manuel de la Cámara Hermoso, juntamente com o cônsul espanhol em Salvador, Gonzalo Fournier.

O capitão Agote se disse muito feliz de estar na capital baiana, a qual classificou como um porto “muito querido”. “É uma cidade que estreita as relações entre espanhóis e brasileiros, que é um dos objetivos da viagem, além de ser um porto com muitas opções culturais”, afirmou.

Agote reiterou, ainda, que a abertura à visitação pública é uma prática habitual dos navios-escola, como forma de reforçar as ações exteriores. “Sabemos que é um barco muito bonito, que desperta admiração e curiosidade, motivos pelos quais estará à disposição da população”, concluiu o comandante da embarcação.

Caráter especial

O embaixador Manuel de la Cámara Hermoso ressaltou que a terceira visita do veleiro ao Brasil, na gestão dele, tem um caráter especial, devido ao forte vínculo de Salvador com a Espanha, já que há mais de dez mil hispano-brasileiros residentes na capital baiana.

“Esta foi a primeira capital do país. É um lugar com grande presença de espanhóis, muitos dos quais já estão na terceira geração”, relatou. “São pessoas que participam ativamente da economia, por conta das empresas espanholas, mas também da vida social e política da Bahia”, frisou.

O cônsul Gonzalo Fournier aproveitou para lembrar que nesta quarta, às 17h, haverá uma homenagem pública ao militar Fadrique de Toledo, no Forte de Santa Maria, na Barra.

“Foi um grande almirante da Frota Restauradora, que expulsou, definitivamente, os holandeses da Bahia, em 1625”, lembrou.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Baianas recepcionam tripulantes de embarcação amarrando-lhes no braço as tradicionais fitinhas do Bonfim
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Baianas recepcionam tripulantes de embarcação amarrando-lhes no braço as tradicionais fitinhas do Bonfim
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Baianas recepcionam tripulantes de embarcação amarrando-lhes no braço as tradicionais fitinhas do Bonfim
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Baianas recepcionam tripulantes de embarcação amarrando-lhes no braço as tradicionais fitinhas do Bonfim
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA