Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Nego Fugido é encenado no Museu de Arte Moderna

Por A Tarde On Line

19/01/2007 - 16:21 h

Tudo começa com uma perseguição sem tréguas. Escravos de um lado, capitães do mato do outro. Os cativos são capturados e para ganhar de novo a liberdade, só pagando. A captura e compra da alforria de escravos, episódio comum na história da Bahia até o século XIX, foi encenada no Museu de Arte Moderna, na tarde desta sexta-feira, dia 19. O secular Solar do Unhão serviu de cenário para a apresentação do Nego Fugido, folguedo de mais de um século de existência, criado na comunidade de Acupe, distrito de Santo Amaro da Purificação – Recôncavo baiano.



A apresentação do Nego Fugido, que não é encenado por nenhuma companhia profissional de atores, mas por moradores de Acupe, ocorreu dentro da programação da Univerão – Universidade de Verão, iniciativa da Universidade Federal da Bahia (UFBa) para valorização da cultura popular. Além do Nego Fugido, o público assistiu ainda a um show do cantor e compositor santoamarense Roberto Mendes e demonstrações de samba de roda e da chula de Santo Amaro.



Anualmente, o Nego Fugido é apresentado nas ruas de Acupe. Durante todo o ano, a comunidade prepara as fantasias, confeccionadas com folhas. Na hora da apresentação, além das saias de folhas, muito carvão é passado no rosto e os lábios são pintados de vermelho. Chapéus de vaqueiro, coletes de couro e espingardas de pressão completam a indumentária dos capitães do mato.



Os personagens de Nego Fugido revivem o ideal de liberdade almejado pelos africanos escravizados no Brasil. A encenação traduz a versão dos moradores de Acupe para a libertação dos escravos: uma conquista dos negros, que desde o século XVI, quando o primeiro navio negreiro aportou na Bahia, lutaram pela reconquista do direito à liberdade, seja através da fuga em massa e fundação de quilombos ou mesmo na organização de levantes, como o dos Malês, em 1835.



Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA