SALVADOR
Novos ferries chegam a Salvador para desafogar o sistema
Por Yuri Silva e Redação

Já navega pela Baía de Todos-os-Santos a embarcação Dorival Caymmi, que passa a integrar o sistema ferryboat juntamente com o Zumbi dos Palmares, ambos comprados na Grécia. Esta segunda embarcação chegou em águas soteropolitanas por volta das 16h desta segunda-feira, 18. O primeiro ferry chegou no íncio desta manhã.
Em foto registrada pelo A TARDE, é possível verificar que a embarcação Dorival Caymmi aparenta ter ferrugem em uma extensa faixa da sua parte frontal, por onde desembarcam os veículos. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) informou que não se trata de ferrugem, mas de "arranhões da atracação".
A aquisição dos novos ferries, que custaram em R$ 54,9 milhões, promete desafogar a travessia Salvador-Itaparica, conhecida pelas longas, demoradas e cansativas filas.
Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), os dois novos ferries vão dobrar a capacidade de transporte de carros e elevar em 75% a de pedestres - o que significa uma ampliação de quase 88% no sistema.
O ferry Zumbi dos Palmares, por exemplo, tem capacidade para transportar 174 veículos e 1.700 passageiros.
Já o Dorival Caymmi consegue fazer a travessia com 1.400 pedestres e 138 veículos a bordo. Juntos, os barcos têm capacidade para 312 veículos e 3.100 pedestres.
Comparação
Esses números tornam-se ainda mais relevantes quando comparados aos das embarcações que operam no sistema atualmente.
Os ferries Anna Nery e Ivete Sangalo, por exemplo, têm capacidade para 680 pedestres e 60 veículos. Já Agenor Gordilho e Juracy Magalhães Júnior carregam 680 pessoas e 90 carros. Enquanto no ferry Pinheiro cabem 600 passageiros e 50 veículos. Juntas, essas embarcações têm capacidade para 3.320 pedestres e 350 veículos.
Viagem mais curta
Com essa ampliação, o governo do estado espera que os dois ferries gregos promovam a travessia de 750 mil veículos e 4,5 milhões de passageiros anualmente. O tempo da viagem vai diminuir de 45 para 35 minutos, também conforme informação da assessoria da Seinfra.
Início da operação
Para começar a operar, Zumbi e Caymmi passarão por inspeções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Receita Federal, logo após a chegada.
Além disso, serão feitos testes técnicos, como o ensaio de inclinação, no qual é simulado um possível declive dos barcos no mar.
As embarcações terão que passar, ainda, por um processo burocrático, para adoção da bandeira marítima brasileira, no lugar da grega. Porém, segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), a operação pode começar sem esta alteração, que depende da apresentação da documentação dos ferries.
A expectativa atual é que os barcos sejam incorporados ao sistema entre 20 e 30 dias. Após o início da operação dos novos ferries, uma das embarcações antigas - a Seinfra não revelou qual - passará por manutenção.
Nove ferries
No verão, o sistema ferryboat deverá contar, segundo a expectativa da Seinfra, com nove embarcações.
São eles: Anna Nery, Ivete Sangalo, Pinheiro, Agenor Gordilho, Juracy Magalhães Júnior, Maria Bethânia, Dorival Caymmi, Zumbi dos Palmares e Rio Paraguaçu.
Este último, segundo informações da Internacional Marítima, concessionária do sistema ferryboat, está em fase final de reparos.
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