SALVADOR
Obra de arte abandonada no Largo do Retiro
Por A Tarde On Line
O painel de mosaico do Largo do Retiro, do artista plástico Bel Borba, encontra-se em mau estado de conservação. Instalado sobre uma contenção de encosta, o painel está pichado e com marcas de sujeira. Essa não é a única obra de arte de rua abandonada em Salvador. No Dique do Tororó, o painel de figuras que simula o período pré-histórico, do artista goiano Siron Franco, também instalado em uma encosta, vem sendo depredado há um ano.
No Retiro, pássaros feitos com azulejo colorido dão vida e expressão à parede de concreto. Mas só para quem olha a obra de longe. Basta se aproximar para notar marcas de spray preto por cima das figuras.
O painel possui mil metros quadrados e faz parte do projeto Novo Grafismo de Rua, idealizado por Bel Borba. A idéia é modificar a paisagem de Salvador com obras de intervenção pública, em especial painéis de mosaicos, que se espalham nas encostas, paredes, túneis, pontos de ônibus e postes da cidade.
Amaralina, Boca do Rio, Rio Vermelhor e as avenidas Contorno e Garibaldi são alguns locais onde o projeto de Bel Borba foi executado desde 1997.
A reportagem do A Tarde On Line não conseguiu localizar funcionários da Superintendência do Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) para comentar o assunto.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes