Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
04/04/2023 às 8:28 - há XX semanas | Autor: Da Redação

SALVADOR

Operação Semana Santa: Codecon fiscaliza preço e qualidade de produtos

A pesquisa de preços acontece até a quarta-feira

Fiscalização do comércio de produtos típicos da Semana Santa
Fiscalização do comércio de produtos típicos da Semana Santa -

Em meio a alta de vendas, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), ligada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), iniciou, na última quinta-feira, 30, a Operação Semana Santa. A ação tem como objetivo pesquisar os preços dos produtos típicos do período, com divulgação de comparativos para o consumidor, e também fiscalizar as grandes feiras livres, mercados e supermercados da cidade, quanto ao cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e leis consumeristas.

A pesquisa de preços acontece até a quarta-feira, 5. No período, os fiscais fazem um levantamento dos produtos consumidos na Semana Santa e vistorias baseadas nas normas de defesa do consumidor, tais como, prazo de validade e acondicionamento dos produtos, informações de validade, higiene do local e obrigatoriedade de um exemplar do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC) no estabelecimento. Ao final da fiscalização, a Codecon divulgará um comparativo aos consumidores.

O diretor-geral da Codecon, Zilton Krüger Netto, alerta aos consumidores sobre a importância de pesquisar bem o preço dos produtos. “Comparado ao ano passado, tivemos um aumento, principalmente no preço da proteína como os peixes e camarões”, pontuou.

Além disso, o gestor também ressalta a fiscalização dos produtos, realizada pelos agentes do órgão, para verificar itens como segurança, armazenamento adequado, aumento de preço abusivo e a propaganda dos produtos que são consumidos. “Temos à disposição da população muitos mercados e feiras populares, além dos grandes mercados, então a pesquisa e a verificação são fundamentais”.

Permissionário do Mercado Municipal de Água de Meninos, Gilvan Santana, de 35 anos, conta que a qualidade dos produtos está boa, especialmente dos peixes, e que comparado ao ano passado, as vendas estão um pouco melhores. “A expectativa para esta semana é boa e tendo o apoio da Codecon na orientação, é muito bom. Quanto mais conhecimento, para oferecer um atendimento de excelência aos consumidores, melhor”.

Reclamação

Para denunciar possíveis irregularidades, os canais oficiais são os aplicativos Codecon Mobile e Fala Salvador, site (www.codecon.salvador.ba.gov.br), portal Fala Salvador (www.falasalvador.ba.gov.br) ou através do Fala Salvador 156.

O consumidor também pode reclamar ou denunciar presencialmente na Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda a sexta-feira em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, 3, Centro. Para mais orientações, o cidadão pode ligar ainda para o número (71) 3202-6270.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
Fiscalização do comércio de produtos típicos da Semana Santa
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Fiscalização do comércio de produtos típicos da Semana Santa
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Fiscalização do comércio de produtos típicos da Semana Santa
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Fiscalização do comércio de produtos típicos da Semana Santa
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA