Parceria entre Prefeitura e Ufba cria programa para idosos em Salvador | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Parceria entre Prefeitura e Ufba cria programa para idosos em Salvador

Objetivo é oferecer cuidados socioassistenciais para o público na capital baiana

Publicado quarta-feira, 19 de julho de 2023 às 09:39 h | Autor: Da Redação
Programa visa atenção aos idosos da capital baiana
Programa visa atenção aos idosos da capital baiana -

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), junto com a  Universidade Federal da Bahia (Ufba) deram início na terça-feira, 18, ao processo de oficinas que visam oferecer assistência integral e de qualidade para 50 pessoas idosas em situação de vulnerabilidade econômica e social em Salvador. 

A vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos, detalhou como o programa vai funcionar. “Nós, enquanto Prefeitura, estamos atuando de forma transversal e intersetorial buscando integrar assistência social e saúde de forma coordenada. A missão é melhorar a vida das pessoas. O projeto tem como foco os idosos dependentes e semi-dependentes, contribuindo para a redução de mortes evitáveis, internações desnecessárias, melhoria da qualidade de vida do idoso, além do combate à violação de direitos”, disse.

O Secretário da Sempre, Júnior Magalhães, ressaltou o significativo avanço no cuidado com a pessoa idosa em situação de vulnerabilidade social, enfatizando o comprometimento da equipe em promover uma assistência integrada e de excelência às pessoas idosas de Salvador, garantindo-lhes dignidade e respeito. “Nossa cidade está avançando na implementação de políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, promovendo uma cidade mais inclusiva, onde os direitos são garantidos”, acrescentou.

Sobre o programa

Batizada de Programa Maior Cuidado (PMC), a iniciativa busca proporcionar cuidados socioassistenciais e de saúde para pessoas idosas, permitindo que recebam o suporte adequado em suas residências, acompanhadas por suas famílias.

O coordenador de Atenção Primária à Saúde da SMS, Getisêmani Menezes Santos, afirmou há no país um momento de transição demográfica de redução da faixa etária abaixo dos 30 anos e aumento de idosos. “Vislumbrar o futuro da saúde dos soteropolitanos perpassa por ter um olhar diferenciado sobre os nossos idosos. A SMS, junto com a Sempre somado ao Instituto de Saúde Coletiva (ISC)/ Ufba, tem buscado cuidadosamente implantar esse projeto e expandi-lo futuramente, com um formato ainda melhor para toda Salvador”, avaliou.

O PMC contará com cuidadores sociais de idosos, que seguirão um Plano de Cuidados Singular elaborado de forma integrada entre o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a Unidade de Saúde da Família (USF), com os cuidados prestados no domicílio. Essa abordagem interdisciplinar envolverá profissionais da Assistência Social, Saúde, supervisores e cuidadores sociais, proporcionando um atendimento mais abrangente e eficaz.

A implementação do Programa Maior Cuidado ocorrerá, inicialmente, em dois territórios específicos: no Distrito Sanitário Cabula/Beiru (CRAS Engomadeira e USF Estrada das Barreiras,) e no Distrito Sanitário Cajazeiras (CRAS Cajazeiras 8 e USF Cajazeiras).

Publicações relacionadas