Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Pedido de revisão de contas de luz e água ainda é pouco conhecido por cliente

Por Bárbara Silveira

20/04/2012 - 0:01 h | Atualizada em 22/01/2021 - 0:00

Acostumada a pagar cerca de R$ 70,00 na conta de água do prédio comercial de sua família, no bairro de Fazenda Grande, Adenildes Morais levou um grande susto após a chegada da fatura da Embasa em dezembro último. Indignada com a fatura que acusava um consumo de R$ 1.500, a dona de casa resolveu pedir o serviço de revisão da sua conta. “Eu e meu marido fomos até o Procon e pedimos para que o valor fosse verificado, a Embasa foi acionada e entrou em contato com a gente para que o valor fosse revisto”, conta.

Nem todos os consumidores conhecem a possibilidade de ter o valor da conta reajustado. De acordo com a Embasa, no primeiro trimestre de 2012 foram realizados 268.645 atendimentos nas Lojas e Teleatendimento de Salvador, sendo apenas 16.900 registros de revisão de conta, 6,29% do total de serviços prestados pela concessionária de água.

O consumidor pode recorrer ao serviço sempre que discordar do valor cobrado, é o que explica a gerente do Departamento de Relacionamento com Clientes e Mercado da Embasa, Thalita Vieira.

Pedido – Além do Procon, caminho escolhido pela dona de casa Adenildes, quem deseja pedir a revisão de conta de água pode recorrer ao site da Embasa, telefone de atendimento ou ainda, em uma das lojas da empresa. "A reclamação é registrada, a situação analisada e emitido um parecer técnico, mas é importante o usuário ter consciência sobre as possíveis motivações do aumento na sua conta de água, como, por exemplo: existência de vazamentos, aumento da quantidade de pessoas no imóvel, incidência de ICMS, entre outros", lembra a gerente.

Nos casos dos pedidos feitos através do telefone ou da internet, é necessário informar número de matrícula, que pode ser encontrado na conta de água, e fornecer os números de RG e CPF. Para o atendimento em uma das lojas da Embasa, o consumidor deve apresentar a conta de água e esgoto e ter RG e CPF.

Prazo - De acordo com a Resolução n°001/2011 emitida pela Comissão de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Coresab), orgão que regulamenta o serviço da Embasa, a empresa tem o prazo de até 16 dias úteis para realizar a revisão do valor cobrado.

Porém, de acordo com Adenildes, o processo de revisão da sua conta se estendeu por mais de um mês. "Só depois de muita luta conseguimos pagar o valor justo pela tarifa", lembra.

Segundo a Embasa, casos como esse podem acontecer a depender do seu nível de complexidade, podendo ter situações que são resolvidas no momento do atendimento e outras, como a de Adenildes, em que revisões do sistema de fornecimento ou o encerramento do próximo ciclo de faturamento precisam ser realizados antes do parecer final.

Se após a realização do serviço, o cliente não ficar satisfeito com o novo valor, ele deve comparecer a um dos postos de atendimento da Embasa e solicitar a abertura de um processo administrativo. Para iniciar o processo, é necesário que documentos que comprovem que a cobrança foi abusiva sejam anexadas.

Coelba - Nilsete Mercês também passou por um grande susto na hora de pagar uma fatura. A balconista passou o mês viajando com sua família, e teve uma grande surpresa ao receber a conta de luz do mês em que esteve ausente. “Foi um grande susto, conferi pra ver se a conta era minha mesmo”, conta. A cobrança que costumava chegar no valor de R$ 25,00 lhe custaria naquele mês cerca de R$ 70,00.

Inconformada com o valor cobrado pela Coelba, Nilsete procurou um posto de atendimento da empresa para pedir a revisão. "Um funcionário da Coelba foi até a minha casa, mas o problema não foi detectado, eu persisti com o pedido de revisão, e após 1 mês, recebi minha fatura correta, no valor de R$ 25.00", conta.

Revisão - Os clientes da Coelba podem solicitar o serviço de revisão da conta através do telefone, site da empresa (www.coelba.com.br) ou através das Agências da concessionária de energia elétrica, basta o títular da conta informar o número de contrato, que está situado na parte superior da fatura de energia, a Identidade e o CPF.

De acordo com a empresa, para fazer a solicitação de revisão de conta, uma inspeção deve ser feita no domicílio para que a medição de energia seja verificada. “Após a inspeção, se o equipamento estiver com defeito, registrando mais do que a energia consumida, o serviço de inspeção não é cobrado. Neste caso, a Coelba substitui o equipamento e faz um cálculo do período em que o consumo foi cobrado indevidamente e restitui o valor ao cliente. Mas, se estiver funcionando adequadamente , o serviço custa R$ 5,69 para consumidores monofásicos e R$ 9,48 para consumidores bifásicos e o valor é cobrado na próxima fatura de energia”, explicou a empresa através de nota.

Profissional especializado - O serviço é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que determina que a inspeção do domicílio e a nova fatura sejam feitos em até 30 dias. Caso o consumidor não fique satisfeito com a revisão da conta,a Coelba recomenda que contrate profissional especializado para verificar as condições das instalações elétricas internas da sua residência ou estabelecimento comercial. A empresa recomenda que esta revisão seja feita a cada cinco anos, uma vez que instalações antigas podem ocasionar “fuga de corrente”, aumentando assim o valor da fatura.

Seus direitos - A Aneel disponibiliza através do seu site uma cartilha Direitos e Deveres do Usuário de Energia Elétrica e uma série de dicas sobre o direito do consumidor esclarecendo as dúvidas mais frequentes sobre o uso da energia elétrica, como quando a energia pode ser desligada e qual o prazo determinado pela justiça para que ela seja ligada após o pagamento.

Serviço:

Embasa
Telefone de Atendimento – 0800 0555 195
Para acessar a lista de Postos de Atendimento da Embasa clique aqui

Coelba
Telefone de Atendimento – 0800 071 0800
Para acessar a lista de Postos de Atendimento Coelba clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA