Poeta e compositor baiano Capinam briga na Justiça por tratamento de hemodiálise | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Poeta e compositor baiano Capinam briga na Justiça por tratamento de hemodiálise

Publicado quarta-feira, 15 de setembro de 2021 às 15:37 h | Atualizado em 15/09/2021, 15:44 | Autor: Da Redação
Artista, de 80 anos, está internado em hospital de Salvador | Foto: Victor Carvalho | Divulgação
Artista, de 80 anos, está internado em hospital de Salvador | Foto: Victor Carvalho | Divulgação -

Autor de grandes sucessos como “Soy loco por ti America”, “Papel Machê”, “Ponteio” e “Viramundo”, o poeta e compositor baiano José Carlos Capinam, 80 anos, está brigando na Justiça para que o seu plano de saúde cubra sessões de hemodiálise fundamentais para a sua sobrevivência.

Segundo a advogada de Capinam, Manuela Serejo, desde maio, o artista está internado no Hospital Aliança, em Salvador, devido a diversos problemas de saúde. Há alguns dias atrás, ele recebeu alta para Home Care, mas ficou impedido de ir para casa já que a autorização para fazer as três sessões semanais de hemodiálise que necessita não foi concedida.

Conforme Manuela, o plano de Capinam, Bradesco Saúde, vem sendo pago regularmente desde a adesão, em 1995. A empresa, por sua vez, alegou que o plano não cobre hemodiálise. Após diversas negativas, a advogada ajuizou uma ação com pedido de liminar. “Semana passada foi concedida a liminar, porém o Bradesco não cumpriu”, explicou Manuela.

Devido ao descumprimento da medida, a juíza Daniela Guimarães Andrade Gonzaga concedeu liminar, nesta terça-feira, 14, determinando um prazo de 24 horas para que o Bradesco Saúde cumpra a determinação, sob pena de bloqueio cautelar das contas da instituição no valor de R$ 1 milhão.

Segundo Manuela, o plano ainda não se manifestou sobre a decisão. “O Bradesco foi intimado hoje (quarta-feira, 15) dessa decisão, então ainda está correndo o prazo para cumprimento”, afirmou a advogada. "A expectativa é que seja cumprido ainda hoje, pricipalmente pelo possível bloqueio que a juíza determinou", completou ela.

Publicações relacionadas