DESENVOLVIMENTO
Porto de Salvador completa 109 anos de criação nesta sexta-feira
Em 2021, equipamento teve movimentação 5,6 mi de toneladas em produtos
Por Da Redação
Construído no Comércio pela proximidade das ladeiras que davam acesso à primeira área habitada da capital baiana, como as ladeiras da Paciência e da Preguiça, o Porto de Salvador completa, nesta sexta-feira, 13, 109 anos de criado. A escolha do local tem relação com o desenvolvimento da capital baiana.
Inicialmente chamado de Porto do Brasil, o equipamento foi constituído em 13 de maio de 1913, a partir do Decreto nº 11.236, publicado em 21 de outubro do ano seguinte.
Em 2021, o espaço, que é administrado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), órgão federal, foi responsável pela movimentação de 5.665.376 milhões de toneladas de commodities, peças de projetos, celulose, soja, além da movimentação de contêineres.
Localizado na Baía de Todos-os-Santos - a segunda maior navegável do mundo -, junto com os Portos Organizados de Aratu/Candeias e Ilhéus, o Porto de Salvador integra o complexo portuário da Bahia, ao lado de mais sete Terminais de Uso Privado (TUPs).
No ano passado, os três Portos Públicos baianos movimentaram 13.491.011 toneladas de produtos, superando o recorde anual histórico, registrado em 2017: 11,8 milhões de toneladas.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes