Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Praia na Ilha dos Frades recebe selo Bandeira Azul

Da Redação

Por Da Redação

17/10/2016 - 17:32 h
Em 2015, praia participou de projeto piloto
Em 2015, praia participou de projeto piloto -

A Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, em Salvador, foi aprovada para receber o Selo Bandeira Azul, que certifica as praias sustentáveis em todo o mundo, para a temporada 2016/2017. O programa criado na França em 1980 é considerado o mais importante da categoria em todo o mundo. Ele é atribuído a praias e marinas que cumprem um conjunto de 34 requisitos de qualidade socioambiental.

Com essa conquista, Salvador, que já é Patrimônio Cultural da Humanidade, da UNESCO, torna-se a primeira cidade do Norte e Nordeste a ter uma praia certificada com o selo Bandeira Azul.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Em 2015, a localidade havia recebido uma placa piloto do programa, mas ainda era necessário atender ao conjunto total de requisitos para garantir a certificação, que chegou a ser dada em outubro, mas por motivos não revelados pela organização foi retirado posteriormente, voltando para categoria piloto.

Para receber a Bandeira Azul, a praia passou por adequações e foram realizadas melhorias na acessibilidade, requalificação dos banheiros, adequação das barracas de praia, implantação de sinalização sobre educação ambiental, entre outras medidas.

“Com esta certificação da Blue Flag, a cidade de Salvador passa a integrar um conjunto de destinos com praias certificadas e desta forma, espera poder atrair mais turistas internacionais para a nossa capital”, destacou o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Érico Mendonça, por meio nota.

Todos os nove destinos turísticos nacionais inscritos para a temporada 2016/17 foram aprovados. Além da Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, a Praia Grande, em Governador Celso Ramos (SC), e o Iate Clube de Santa Catarina, em Florianópolis (SC) também receberam autorização para a primeira temporada de Bandeira Azul, a partir de novembro. Os outros seis candidatos renovaram sua certificação: a Praia do Tombo, no Guarujá (SP); a Prainha, no Rio de Janeiro (RJ); a Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos (SC), e a Praia da Lagoa do Peri, em Florianópolis (SC), além da Marina Costabella, em Angra dos Reis (RJ), e da Marinas Nacionais, no Guarujá (SP).

Entre os 34 requisitos socioambientais avaliados estão: limpeza, qualidade da água, ações ambientais e turismo sustentável. Com as novas certificações e renovações, Santa Cataria tem 4 bandeiras hasteadas, Rio de Janeiro e São Paulo duas, em cada estado, e Bahia uma bandeira azul.

Para ser certificada a praia ou marina deve passar por três instâncias de avaliação, começando pelo operador nacional do programa que encaminha a inscrição para o júri nacional e, finalmente, o júri internacional. No Brasil o programa é operado, desde 2004, pelo Instituto Ambientes em Rede, de Florianópolis. Outros sete candidatos pleiteiam atualmente o selo e encontram-se na fase piloto:

Praia do Remanso, Rio das Ostras – RJ (inscrito em 2015)

Lagoa do Iriry, Rio das Ostras – RJ (inscrito em 2015)

Praia de Itacoatiara, Niterói – RJ (inscrito em 2015)

Praia do Sossego, Niterói – RJ (inscrito em 2015)

Praia de Areia Vermelha, Cabedelo – PB (inscrito em 2015)

Praia da Bacutia, Guarapari – ES (inscrito em 2015)

Praia do Peró, Cabo Frio – RJ (inscrito em 2016)

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Em 2015, praia participou de projeto piloto
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Em 2015, praia participou de projeto piloto
Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Em 2015, praia participou de projeto piloto
Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Em 2015, praia participou de projeto piloto
Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x