Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Praia tem a receita do pirão

Por Maíza Andrade

21/01/2007 - 12:22 h

Situada em um dos extremos da Avenida Beira-Mar, que contorna a Ribeira até o Bonfim, a Praia Porto da Lenha tem como principal atração o prato de carne-de-sol com pirão de aipim servido nas 15 barracas do local. A área passou por uma reforma e tornou-se uma boa opção de passeio na Cidade Baixa. A nova sinalização, baseada na técnica da interpretação de patrimônio, explica o curioso nome da praia e até dá a receita da iguaria.



Em uma das duas versões da história, Porto da Lenha ficou assim denominada por ter sido o local onde fiéis do Recôncavo acampavam para acompanhar a festa do Bonfim e ali faziam fogueiras e deixavam restos da lenha usada. O local também é conhecido como Estaleiro do Bonfim, mas, foi o pirão de aipim que o tornou famoso. A receita é simples. Bastam 500 grama de carne-de-sol, óleo para fritar, um quilo de aipim, um litro de leite, manteiga e sal a gosto. Depois de cozido com sal, o aipim deve ser amassado ou batido no liquidificador e levado ao fogo com os demais ingredientes em fogo baixo. Antes de ser fritada em óleo quente, a carne, cortada em cubos, fica de molho em água fria para perder o excesso de sal e deve ser bem escorrida para não ficar dura.



Para dar conta de tanto aipim para amassar, Arivaldo Pita Vasconcelos, do Quiosque do Ari, criou um superespremedor que processa até sete quilos de uma só vez. Ele é reconhecido como o primeiro a ter oferecido o prato. “Ele começou com 2 kg de aipim e aí espalhou para todo mundo”, disse a barraqueira Renildes Ribeiro da Silva, a Fifa, que, além de servir a iguaria, encarregou-se, juntamente com o irmão, de espalhar plantas medicinais nos canteiros gramados. Ao lado da quadra de areia é cultivada uma pequena horta onde se pode encontrar ervas como capim santo, cidreira, hortelã e mastruz, além de flores nativas como helicôneas.



Na sombra das amendoeiras são servidos outros pratos típicos como a feijoada da Negona, temperada com “amor e Deus” no quiosque Vaca Atolada.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA