SALVADOR
Prefeito sanciona lei que homenageia empresário que renovou o Vitória
Luiz Martins Catharino Gordilho responsável por fortalecer o time na década de 1950 dá nome a rua na Graça
Por João Guerra
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), sancionou a lei que altera o nome da Rua da Flórida para Rua Luiz Martins Catharino Gordilho, situado no bairro da Graça. A sanção foi publicada no Diário Oficial do Município publicado na última terça-feira, 27.
De autoria do vereador Alberto Braga (Republicanos), em sua justificativa para a alteração, o edil destacou a trajetória profissional do empresário que presidiu a Companhia Progresso União Fabril da Bahia e a Companhia de Navegação da Bahia. Além disso, lembrou que dos 84 anos de vida (Gordilho faleceu em 2005), dedicou mais de 60 ao Clube Bahiano de Tênis, do qual foi presidente por quase duas décadas (1962/64 e 1968/78). Pelos trabalhos realizados, conquistou o título de Benemérito. A mesma honraria lhe foi concedida pelo Clube Espanhol.
Um dos pontos mais marcantes da vida do empresário se deu também na dedicação dele ao Esporte Clube Vitória, fato que foi lembrado pelo parlamentar.
“Gordilho ainda dirigiu o Esporte Clube Vitória de 1953 a 1954. Em sua gestão, o rubro-negro conquistou o primeiro título de Campeão Baiano de Futebol Profissional. Como dirigente do Departamento Autônomo do clube, ainda garantiu os campeonatos de 1955 e 1957”, relata o documento.
A rua que já recebia o nome do empresário em Cajazeiras, a partir da mudança passa a se chamar de “Rua Monsenhor Jonas Abib”.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes