Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Professores discutem enturmação proposta pelo governo do estado

Por George Brito | A TARDE*

03/09/2009 - 11:02 h

Cerca de 70 professores de 12 escolas da rede pública estadual definem, na manhã desta quinta-feira, 3, a ação da categoria contra o processo de enturmação proposto pelo governo da Bahia. Eles estão reunidos com Rui Oliveira, presidente da APLB - sindicato da categoria, no Colégio Rafael Serravale, localizado na Pituba.

De acordo com os professores, o governo pretende acabar com as turmas pequenas e transferir os estudantes para outras turmas, que podem estar em colégio e turno diferentes dos que constam na matrícula do aluno. A meta da Secretaria de Educação do estado, de acordo com os professores, é manter uma média de 35 estudantes por sala no ensino fundamental e 40 no ensino médio.

Os professores argumentam que isso pode prejudicar o processo de aprendizagem dos alunos, já que eles estariam acostumados com a metodologia de seus professores e rotina na turma e escola de origem. A enturmação também prevê que alguns docentes sejam transferidos para outras escolas, suprindo o déficit das unidades do Subúrbio, o que é visto com insatisfação pela categoria.

Brasil - Um projeto de lei tenta regulamentar no país o número de alunos por cada professor. O texto, aprovado nesta quarta, 2, pela Câmara de Deputados, e segue para o Senado, prevê o limite de 25 estudantes para um docente nos cinco primeiros anos do ensino fundamental. Depois, nos outros anos do ensino fundamental e no ensino médio, a meta é de 35 alunos. Na educação infantil, o limite é menor. As creches devem manter um adulto a cada cinco crianças de até um ano, ou um adulto para oito crianças com idade entre um e dois anos. Turmas na faixa de 2 a 3 anos devem ter o máximo de 13 crianças; 15 alunos, de 3 a 4 anos e 25 estudantes, de 4 a 5 anos de idade.

*Com redação de Paula Pitta | A TARDE On Line

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA