Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
25/08/2023 às 15:04 - há XX semanas | Autor: Da Redação

"LIBERDADE NA ESTRADA"

Projeto realizou mais de mil atendimentos em prisões da Bahia, diz DPE

Ação atendeu demandas como consulta jurídica, condições prisionais e até reconhecimento de paternidade

No conjunto penal de Barreiras, há internos provenientes de 25 municípios diferentes
No conjunto penal de Barreiras, há internos provenientes de 25 municípios diferentes -

O projeto Liberdade na Estrada, da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE), terminou a expedição nesta sexta-feria, 25, em Barreiras, com 372 internos do conjunto penal atendidos. No total, entre março e agosto deste ano, a ação já realizou mais de 1.204 atendimentos em unidades prisionais.

De acordo com a DPE, durante o ano, o ‘Liberdade na Estrada’ passou pelos conjuntos penais da capital baiana (feminino), Eunápolis, Valença, Itabuna e Teixeira de Freitas. Na passagem por Barreiras, No próximo mês, retornará à Cadeia Pública de Salvador. Em outubro, seguirá para o conjunto penal de Feira de Santana.

No conjunto penal de Barreiras, há internos provenientes de 25 municípios diferentes. Desse total, há sede constituída da Defensoria em três: Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Bom Jesus da Lapa.

Além de consulta jurídica, a equipe da Defensoria ouviu e registrou demandas relacionadas às condições prisionais, sempre com atendimento individualizado. Também foi aplicado um questionário socioeconômico para acumular dados para elaborar um relatório, ao fim do projeto, sobre o perfil da população carcerária do Estado da Bahia.

Além da área criminal

Durante os atendimentos do Liberdade na Estrada em Barreiras, a Defensoria identificou outras demandas dos internos, relacionadas à área de Registros Públicos e Família, desde a necessidade de refazer documentos pessoais até a vontade de efetivar divórcio ou reconhecer a paternidade dos filhos. Nos casos possíveis, a DPE interviu de imediato.

Ao todo, participaram da edição de Barreiras três defensores e oito servidores, além de equipe de apoio da Defensoria, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e da Socializa, empresa que administra a unidade de privação de liberdade. O projeto ficou em Barreiras por cinco dias, de 21 a 25 de agosto.

Visita às instalações

Nos cinco dias em que estiveram no conjunto penal de Barreiras, os defensores públicos Larissa Guanaes e Daniel Soeiro visitaram às instalações da unidade, conversaram com familiares que aguardavam para a visita – principalmente sobre a revista e o tratamento ofertado – e assistiram palestras e atividades socioeducativas.

Os defensores acompanharam uma roda de leitura, aula de música, palestra da delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Marília Mattos, sobre o Agosto Lilás, para conscientização dos internos sobre a Lei Maria da Penha, além de uma visita ao ateliê de pintura e artes.

Entre os projetos de ressocialização existentes, há o Semeando Liberdade, uma horta de três hectares cultivada pelos internos, que produz legumes e verduras; o de empréstimo de mão-de-obra para a manutenção da infraestrutura de espaços públicos (serviços de pintura, colocação de piso, rede elétrica, hidráulica, entre outros); remissão de pena por leitura e atividades socioeducativas (arte, pintura, música, capoeira, entre outras).

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Repórter cidadão

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Publicações Relacionadas

A tarde play
No conjunto penal de Barreiras, há internos provenientes de 25 municípios diferentes
Play

VÍDEO: homem é flagrado invadindo imóvel em condomínio de Salvador

No conjunto penal de Barreiras, há internos provenientes de 25 municípios diferentes
Play

Homem é baleado em bar na Boca do Rio

No conjunto penal de Barreiras, há internos provenientes de 25 municípios diferentes
Play

Prefeitura de Caraíbas afasta guardas que agrediram jovem em moto

No conjunto penal de Barreiras, há internos provenientes de 25 municípios diferentes
Play

PM dispersa aglomeração com bombas durante festa "paredão"; veja

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA POLÍTICA