SALVADOR
Projetos sociais realizam evento no bairro Nova Esperança
Monte Tabor e Associação Amor ao Próximo, que possuem creche na localidade, vão contar a história do bairro
Por Da Redação
O Monte Tabor e a Associação Amor ao Próximo vão contar a história do bairro Nova Esperança, em Salvador, neste sábado, 28. O evento, intitulado de ‘Gratidão’, celebra os 32 anos de existência do trabalho destas duas instituições no desenvolvimento da localidade.
Com isso, as entidades organizaram uma programação festiva com estandes que vão dispor de apresentação de uma ‘linha do tempo’, com o objetivo de contar a história do bairro desde a década de 1990 até os dias atuais.
O bairro Nova Esperança surgiu como um assentamento informal, localizado na convergência-limite de três municípios: Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho. Desde 1990, o Monte Tabor acompanha a comunidade e as crianças que habitam no local. A instituição também financiou a construção de importantes obras no local, a começar pela Escola Comunitária, fundada em 1990. Depois, fundou o Centro de Artesanato Laura Ziller (1996), a Igreja São Judas Tadeu, e, em seguida, a Creche Amor ao Próximo (1998).
Roberto Santos dos Anjos, presidente da Associação Amor ao Próximo, destaca o apoio do Monte Tabor para a comunidade de Nova Esperança. “No passado, ninguém sabia o que era Nova Esperança, nem a quem pertencia. Não havia identidade. Tudo mudou por aqui após a chegada no Monte Tabor. Formamos líderes, construímos uma igreja, trouxemos uma unidade de saúde, fundamos uma escola”, concluiu.
História
Com a criação da Creche Escola Comunitária (1990), mais de 700 crianças e adolescentes deixaram as ruas e tiveram acesso à educação fundamental. O programa socioeducativo implementado em Nova Esperança nasceu do sonho de Dona Isabel Oliveira da Silva, que há mais de 40 anos fundou a Associação Amor ao Próximo para atender uma parte das crianças da comunidade.
Sem qualquer ajuda do governo, Dona Bel, como é carinhosamente chamada, manteve a creche apenas com o dinheiro que ganhava como costureira e com pequenas doações que recebia de moradores de Nova Esperança. Foi assim ao longo de 14 anos, até encontrar o Monte Tabor.
A partir daí, começa a história da primeira Escola Comunitária de Nova Esperança. Já em 1998, é construída em Creche Amor ao Próximo, que foi ampliada em 2004. Segundo a gestora da creche, Anne Helen Almeida, as crianças entram a partir dos dois e anos e passam todo o período de Educação Infantil, até os cinco anos.
Atualmente, mais de 90 crianças estão matriculadas na creche. Aos sete anos, elas retornam ao projeto social Dom Luigi Verzé, onde têm acesso a atividades ao turno oposto das aulas, que incluem educação física, capoeira, informática, entre outras. O projeto pode receber até 30 crianças por turno, sendo que na pandemia, o número foi reduzido a 10.
Confira a programação do evento:
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes