Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > bahia > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Saiba o que são os Ternos de Reis

Por A Tarde On Line

04/01/2007 - 19:42 h

Trazida ao Brasil através dos colonizadores portugueses, a tradição do Terno de Reis, também conhecida como Festa de Reis, é realizada em diversos locais do Brasil, especialmente no Nordeste, desde o século XVIII. O Reisado, como é popularmente resumido no interior, é uma comemoração relativa à viagem dos três Reis Magos que presentearam o recém-nascido Jesus Cristo.



O dia de Reis, 6 de janeiro, é a data aceita pelo Cristianismo como a que os Reis Magos alcançaram Jesus Cristo após seguir a estrela que anunciou seu nascimento. Os Magos partiram do oriente no dia 25 de dezembro após receberem a notícia de que o Rei dos Judeus havia nascido através do brilho de seu astro no céu.



A existência dos Reis Magos está registrada na Bílblia no Novo testamento, em uma passagem em que cita que o Messias havia sido visitado "por uns magos". Magos, na época, era uma denominação dada aos sábios ou eruditos nas nações orientais. Mais tarde, um cronista europeu chamado Beda, que viveu entre 673 e 735 d.C, batizou os Reis de Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar.



A tradição ultrapassa os ditos da Bíblia, que nada além da vaga frase lhes oferecia. Ao longo do tempo, os povos foram atribuindo aos visitantes do Messias significados adjuntos, como a cor da pele. Na crença, os magos eram, cada um, negro (africano), branco (europeu) e moreno (oriental, persa ou assírio). O significado das cores eram as raças conhecidas da humanidade até então, que se uniram em torno da adoação do rei de todos os homens.



Festa brasileira - No Brasil, a tradição do Terno de Reis está presente quase que totalmente representada no interior, à exceção de capitais de forte crença catolica, como Salvador, que comemora o Terno na Paróquia da Lapinha.



A festa é comemorada com trios de músicos, geralmente munidos de instrumentos caseiros de percussão e melodia, como pífanos, tambores e reco-recos. Os trios percorrem casas das ruas que fazem parte do percurso eleito previamente. Entretanto, ao contrário do fato original envolvendo o nascimento de Jesus, os trios é que são presenteados pelos moradores das casas.



No momento da chegada, cada trio entoa a canção em que pede permissão ao dono da casa para entrar e anunciar o nascimento do Rei dos Judeus. Dentro da residência, são presenteados com comidas, bebidas e até msmo dinheiro para a manutenção do grupo. Ao final da visita, mais um canto agradece ao senhorio o acolhimento ao longo da estadia.



Apenas após a passagem dos três reis Magos pelas casas dos católicos é que se deve guardar os enfeites natalinos, de acordo com a tradição católica.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Veja o momento que caminhão de lixo despenca em Salvador; motorista morreu

Play

Traficantes do CV fazem refém e trocam tiros com a PM em Salvador

Play

Rodoviários reivindicam pagamento de rescisão no Iguatemi

Play

Vazamento de gás no Canela foi ato de vandalismo, diz Bahiagás

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA