Salvador atende 40 animais em cirurgia de retirada de tumores mamários | A TARDE
Atarde > Bahia > Salvador

Salvador atende 40 animais em cirurgia de retirada de tumores mamários

Os procedimentos serão realizados até quarta, 11

Publicado segunda-feira, 09 de outubro de 2023 às 15:54 h | Autor: Da Redação
O objetivo da campanha é alertar os tutores sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença
O objetivo da campanha é alertar os tutores sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença -

A Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal de Salvador (Dipa), vinculada à Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), está realizando 40 atendimentos para cirurgia de retirada de tumores mamários em cadelas e gatas.

Os procedimentos, promovidos em alusão ao Outubro Rosa Pet, estão sendo realizados na Clínica Veterinária UPA Animal de Brotas, entre esta segunda-feira, 9, e seguem até quarta-feira, 11.

Triagem e atendimento

O objetivo da campanha é alertar os tutores sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, além de diminuir casos diagnosticados. Além dos procedimentos cirúrgicos, os animais têm acesso a consultas, exames de imagem como ultrassom e eletrocardiograma, exames de sangue e revisão pós-operatória.

Para ter acesso às vagas, o tutor enviava um e-mail para o endereço [email protected] com fotos do tumor, fotos do RG/CPF e comprovante de residência, além de contato telefônico. A triagem foi realizada de forma on-line pelos veterinários da diretoria. Os pets passam por consulta médica, exames e encaminhamento para a cirurgia.

Importância

A veterinária Naira Reis conta que mastectomia é fundamental na maioria dos casos. “Proporciona um alívio para a cadela ou gata doente, além de ajudar na prevenção e novos tumores. Caso não passem pela cirurgia, tem grandes chances de um agravamento da doença”, explica.

A coordenadora da ação e assistente da Dipa, Natália Marcelo, destaca que a capital baiana é pioneira na ação. “Somos a primeira capital do Brasil a oferecer mastectomia no Outubro Rosa Pet. Todos os animais que estão aqui estão passando pela primeira triagem para identificar se o tumor é bilateral ou unilateral. Em seguida passam por exames de sangue, de imagem e o cardiológico. Por fim, vão para cirurgia, tudo gratuito e com toda a assistência necessária. É importante lembrar que temos essa ação com a simbologia no mês de outubro, mas a diretoria cuida dos animais com diversas outras ações ao longo do ano”, finalizou.

Publicações relacionadas