INFORMAÇÃO CONTÁBIL
Salvador conquista 2ª posição em prêmio do Tesouro Nacional
Capital também conquistou a primeira colocação no Nordeste na categoria ‘Maior Desempenho’
Por Da Redação
Salvador conquistou a segunda posição no ‘II Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal para Entes da Federação’, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional. A solenidade de entrega da premiação ocorreu nesta segunda-feira, 17, em Brasília.
A cidade ficou na segunda posição entre as capitais brasileiras e na primeira colocação no Nordeste na categoria ‘Maior Desempenho’, com pontuação 99,63%. O bom resultado foi obtido graças à consistência da informação encaminhada ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) e a nota máxima (A+) no índice da Capacidade de Pagamento (Capag), conquistada pela primeira vez em 2024.
Em relação ao ano anterior, o município subiu quatro posições no levantamento.
A premiação é realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Fazenda e da Secretaria do Tesouro Nacional, e conta com apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dos bancos do Brasil (BB) e Mundial (BIRD).
Prêmio
Criada em 2023, a iniciativa busca promover melhorias dos dados fiscais e contábeis e impulsionar o desenvolvimento da contabilidade pública no país, a partir da análise das informações fornecidas pelos entes federativos.
Para a avaliação, é realizado o comparativo dos dados presentes na Declaração de Contas Anual (DCA), no Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), no Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e na Matriz de Saldos Contábeis (MSC). Ao todo, são aplicadas 176 checagens automatizadas distribuídas em quatro categorias: Gestão da Informação (I), Informações Contábeis (II), Informações Fiscais (III) e a conciliação entre Informações Contábeis e Informações Fiscais (IV).
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes