SALVADOR
Salvador exige recadastramento do cartão SUS para vacinação: "só identidade não vai funcionar"
Por Da Redação

Com a diminuição da faixa etária na campanha de vacinação contra a Covid-19 em Salvador (nesta sexta-feira em 34 anos), a Prefeitura anunciou que a atualização da situação cadastral no site do Sistema Único de Saúde é obrigatória para ser imunizado na capital baiana. A medida busca aumentar a velocidade do atendimento nos pontos de vacinação e diminuir as filas.
>> Prefeitura vacina pessoas com 34 anos ou mais contra a Covid-19 nesta sexta em Salvador
Anteriormente, aqueles que pertenciam a faixa etária a ser vacinada no dia necessitavam levar apenas o RG e o cartão do SUS. Caso seus dados não estivessem atualizados previamente no sistema, o processo seria feito na hora.
Na quinta-feira, 22, o secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, disse que "muita gente está aparecendo só com a carteira de identidade e isso não vai funcionar" e fez um apelo para que todos atualizem sua situação cadastral no SUS.
'É preciso verificar, mesmo se encaixando no critério de idade, se o nome está na lista. Com a redução das faixas aetárias, a base de pessoas vai ficando maior. E, para tornar o processo mais célere, é necessário que esses dados constem no sistema. É uma exigência dos próprios órgãos de controle para evitar os 'fura-filas', afirmou o secretarário.
De acordo com a Prefeitura de Salvador, até o momento, mais de 2,5 milhões de pessoas da capital baiana já tiveram suas situações cadastrais atualizadas. Desses total 1,7 milhão foram atualizadas online.
Com isso, a cidade ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de realizar a atualização cadastral de pelo menos 70% da população que vive na cidade. Cerca de 84% dos moradores do município já fizeram o recadastramento.
A Prefeitura também ressaltou a obrigatoriedade da atualização para ter acesso a primeira dose (ou única) da vacina contra a Covid-19. Antes de se dirigir aos pontos de imunização, é necessário conferir se o nome consta na lista de Adultos Elegíveis para Vacinação. A conferência e o recadatramento podem ser encontrados no site da SMS. A atualização cadastral também pode ser realizado nas Prefeituras-Bairro, mediante agendamento prévio.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes